Pai à Força

Exibição:
06/02/2009 – 29/07/2012 (RTP 1)

Número de episódios:
92

Autoria:
Pedro Lopes (I-III)
Eduarda Laia (I-II)
Joana Andrade (I-III)
João Pupo (I-II)
João Tordo (I-II)
Inês Gomes (III)
João Matos (III)
Melissa Lyra (III)
Paula Rosa (III)
Sara Rodrigues (III)
Vasco Monteiro (III)

Direção de elenco:
António Cordeiro

Direção de elenco infantil:
Sofia Espírito Santo

Direção de produção:
Cristina Soares (I-II)
Nuno Marvão (III)

Realização:
Duarte Teixeira (I-III)
Gonçalo Penalva (I-II)
Miguel Guerreiro (III)

Direção de projeto:
Jorge Marecos Duarte (I-II)
Duarte Teixeira (III)

Elenco (I-II):
Pepê Rapazote – Miguel
Ruben Leonardo – Simão
Francisco Fernández – Jaime
Beatriz Monteiro – Beatriz
Sinde Filipe – Álvaro
Isabel Abreu – Marta
Marta Peneda – Francisca
Leonor Vasconcelos – Matilde
Martim Barbeiro – Diogo
Carla Salgueiro – Sandra
Luís Alberto – António
Rosa do Canto – Isabel
Cláudia Oliveira – Natália
Jorge Silva – Lourenço
José Neves – Filipe
Ana Borges – Inês
Luís Gaspar – Jorge
Juana Pereira da Silva – Margarida
Cristina Carvalhal – Raquel
Patrícia Bull – Bia
Sabri Lucas – Frederico

Elenco (III):
Pepê Rapazote – Miguel
Isabel Abreu – Marta
Ruben Leonardo – Simão
Francisco Fernández – Jaime
Beatriz Monteiro – Beatriz
Leonor Vasconcelos – Matilde
Martim Barbeiro – Diogo
Alícia Cris – Mariana Mazula Saraiva
Matilde Ferreira – Rita Saraiva
Juana Pereira da Silva – Margarida
Sofia Sá da Bandeira – Sofia Valpaços
António Durães – Gonçalo Teixeira
João Didelet – Luís Correia
Vera Alves – Fernanda Valpaços
Ruben Gomes – Pedro Melo
Ana Varela – Laura Ribeiro
Débora Monteiro – Joana Barreto
Teresa Tavares – Teresa Marques
Filipe Vargas – David Fernandes
Miguel Moreira – Samuel Oliveira
Cristóvão Campos – Tiago Seabra
Sandra Cóias – Carolina Sintra
Daniela Pinto – Alice Sintra
Carlos Pimenta – Afonso Sintra
Luís Vicente – Daniel Sequeira
Antónia Terrinha – Alzira Pereira

Séries I e II

Aos quarenta anos, Miguel (Pepê Rapazote) está no topo da carreira, tendo alcançado o sucesso e a fortuna com que tanto sonhou. Miguel é um solteiro inveterado, que vive de relações ocasionais, sobretudo conquistas de uma noite. Mais do que uma opção consciente, esta maneira de estar na vida é um trauma. É que Miguel nunca conheceu os pais, tendo crescido num lar de acolhimento.

De um dia para o outro, o seu mundo vai sofrer uma revolução. O seu melhor amigo dos tempos do internato acabou de morrer num acidente de automóvel, juntamente com a mulher, mas deixou escrito que, caso um dia lhe acontecesse alguma coisa, entregava a guarda dos seus três filhos – Simão (Ruben Leonardo), de 12; Jaime (Francisco Fernández), de 8; e Beatriz (Beatriz Monteiro), de 6 anos – ao seu grande amigo de infância, para que as crianças não tivessem de passar pelo mesmo que eles e crescer sem uma família.

Numa primeira fase, Miguel vai tentar escapar das responsabilidades, mas, depois de conhecer os miúdos e de passar um fim-de-semana alucinante com eles, percebe que não lhe resta outra alternativa senão levá-los para a sua casa. O que não imaginava é que a sua vida pudesse mudar tanto…

Série III

Um ano depois, Miguel e Marta (Isabel Abreu) são um casal com seis crianças (os sobrinhos dele e os filhos dela), mais uma filha em comum, de seis meses. Miguel acaba de aceitar sociedade numa clínica médica, especializada em cirurgia plástica e reconstrutiva, que fica em Vilamoura, no Algarve.

Marta está descontente porque termina agora a licença de parto e, devido à mudança, não pode voltar para o seu antigo emprego. Este será apenas o primeiro de vários conflitos que abalarão a estabilidade de Miguel e Marta e colocarão à prova a sua subsistência enquanto casal.

Séries I e II – elenco fixo

Miguel Saraiva (Pepê Rapazote)
Nunca conheceu os pais. Toda a sua infância foi passada num orfanato, onde cresceu com o pai de Simão, Jaime e Beatriz. Quando chegou aos seis anos, deixou de ter ilusões: já era velho de mais para conseguir ter uma família. Refugiou-se nos estudos, tornou-se um aluno brilhante e, com a ajuda de uma bolsa, concluiu o curso de medicina. Hoje em dia, é um cirurgião plástico de sucesso e um playboyassumido, que cultiva um estilo de vida extravagante.

Simão (Ruben Leonardo)
É o mais velho das três crianças. Foi sempre muito ligado aos pais e desenvolveu, desde pequeno, um grande sentido de responsabilidade. É superprotetor com os irmãos e, com a morte dos pais, tenta substituir‐se a eles, para que os mais pequenos não se sintam desprotegidos. A amizade com Francisca vai ajudá-lo a descontrair um pouco.

Jaime (Francisco Fernández)
É muito ativo e bem‐disposto, mas também não tem qualquer problema em manifestar o seu desagrado em relação ao que quer que seja. É o típico traquinas com alguma dose de rebeldia, mas, como é simultaneamente muito afetuoso, acabam (quase) sempre por lhe perdoar tudo.

Beatriz (Beatriz Monteiro)
Tem alguma dificuldade em concentrar‐se, pois vive num mundo de fantasia próprio da idade, povoado por fadas e príncipes. Para ela, o mundo é cor‐de‐rosa, sem maldade nem desilusões. Com a morte dos pais, vai refugiar‐se ainda mais neste universo para não ter de enfrentar a realidade da perda e do abandono. O trauma da morte dos pais provoca‐lhe ataques de pânico que preocupam os irmãos.

Margarida (Juana Pereira da Silva)
Vinda de uma família rica e cheia de tradições, sempre ouviu os pais compararem‐na com a irmã mais velha, que era a menina perfeita e que tudo fazia para não defraudar as esperanças que tinham depositado nela. Margarida, pelo contrário, nunca gostou que lhe indicassem o caminho a seguir. Depois de uma discussão violenta, saiu de casa e assumiu outra identidade, para não ser encontrada. Sem um cêntimo no bolso, falsifica o currículo e apresenta‐se como candidata a ama na casa de Miguel. Contra todas as expectativas, é aceite.

Sandra (Carla Salgueiro)
É uma modelo sem grande projeção que tem conseguido, ainda assim, levar um estilo de vida de alguns luxos e excentricidades. O que tem em beleza falta-lhe em inteligência. Ao passar a barreira dos 30, os trabalhos começam a escassear e o entusiasmo que desperta nos homens também. Quando reencontra Miguel, com quem namorou na adolescência, vislumbra uma oportunidade de ser feliz ao lado de um homem de quem realmente gosta e que pode também proporcionar‐lhe uma boa vida.

Marta Andrade (Isabel Abreu)
Casou-se cedo e abandonou a carreira quando engravidou pela segunda vez, por imposição do marido. Ao fim de 12 anos de casamento, ele saiu de casa para viver com uma das estagiárias do seu escritório de advogados. De um momento para o outro, Marta está sozinha e sem dinheiro para sustentar os três filhos, já que o marido deixa‐lhe a casa, mas recusa qualquer pensão de alimentos. Marta tem de reunir todas as suas forças e começa à procura de um emprego que lhe permita sustentar os filhos.

Francisca (Marta Peneda)
É uma ótima aluna, sem precisar de fazer grande esforço. Viveu sempre com grande alegria e descontração. Apesar de jovem, denota já alguma maturidade, pelo que compreendeu os motivos que levaram ao divórcio dos pais, ficando sempre do lado da mãe.

Matilde (Leonor Vasconcelos)
É aplicada na escola, mas leva a vida com naturalidade, sem grandes exageros. Decidida e confiante, não deixa que as derrotas a derrubem. Foi, dos três irmãos, quem reagiu de forma menos positiva ao divórcio dos pais. Está em permanente conflito com a mãe, pois quer retomar a convivência com o pai.

Diogo (Martim Barbeiro)
É um miúdo cheio de energia, incapaz de parar um minuto, seja dentro ou fora de portas. Adora futebol, e por isso passa a vida a jogar à bola. É o mais protegido pela mãe e pelas irmãs relativamente ao divórcio dos pais, pois, por ser tão pequeno, foi aquele que menos capacidade teve para perceber o que se passou.

António (Luís Alberto)
70 anos. Militar de alta patente reformado. Há alguns anos, desentendeu-se com a filha, não aceitando o seu casamento. O orgulho ferido e a incapacidade para exteriorizar as emoções fez com que nunca voltasse a reatar com ela e que nunca tivesse a oportunidade de conhecer os netos. A descoberta do acidente que vitimou a sua filha e que deixou órfãos os netos vai mudar por completo a sua vida e a de Isabel, sua mulher.

Isabel (Rosa do Canto)
55 anos. Segunda mulher de António, conheceu‐o numas férias termais depois de este ter ficado viúvo. Isabel também estava a restabelecer‐se da sua terceira viuvez. Nesse final de primavera, estava a dar o “sim” pela quarta vez, já lá vão cinco anos. Desde que entrou em casa do Tenente‐coronel, apoderou‐se das insígnias. É de uma personalidade retorcida e detesta os netos, cuja espontaneidade e alegria pueris desestruturam o seu mundo.

Álvaro Guerra (Sinde Filipe)
É o chefe de cirurgia do hospital e está à beira da reforma. Apesar de ser amigo de Miguel e de admirar as suas qualidades como cirurgião, reconhece em Lourenço o sentido de responsabilidade necessário para a chefia do serviço. Por isso, testa‐os frequentemente e promove a competição entre eles.

Lourenço Ferraz (Jorge Silva)
É cirurgião plástico e o principal rival de Miguel, lutando por protagonismo dentro do hospital. Embora seja tido como muito competente, no seu íntimo sabe que lhe falta a centelha artística de Miguel, invejando‐o por isso e pelo seu sucesso junto das muitas pacientes. É dissimulado e procura alicerçar o seu próprio sucesso em alianças estratégicas dentro do hospital.

Natália Ventura (Cláudia Oliveira)
É anestesista no hospital. Solteira. Recusou um lugar melhor num outro hospital para poder continuar junto de Miguel, com quem trabalha todos os dias. Natália conhece a fama de mulherengo de Miguel, mas acredita que com paciência e inteligência conseguirá conquistá‐lo para uma relação mais duradoura. Ao descobrir que foi traída, passa a tratá-lo com desdém, o que tornará a convivência dos dois bastante complicada.

Filipe Correia (José Neves)
É ortopedista no hospital. Separado, tímido e inseguro. É grande amigo de Miguel e está disposto a correr riscos para o ajudar quando profissionalmente as coisas não correm bem. Embora tente sempre chamar Miguel à responsabilidade, ele próprio gostaria de ter mais sucesso com as mulheres, tal como o amigo: Filipe tem um fraquinho por Inês e não consegue abrir a boca cada vez que está na presença dela.

Inês Barreto (Ana Borges)
É pedopsicóloga no hospital. Solteira e atraente, mas também discreta em relação à sua vida privada, cuja exposição é praticamente nula. Excelente profissional, que apesar de ser ainda bastante jovem já deu provas das suas capacidades. Tem desejo genuíno em ajudar os outros e, a pedido de Miguel, auxiliará Beatriz a superar o trauma da perda dos pais.

Jorge (Luís Gaspar)
Solteiro. Tem uma empresa de desportos radicais e um bar. Foi colega de Miguel no orfanato, e, juntos, passaram por situações muito complicadas que os transformaram praticamente em irmãos. Os dois têm um grande entendimento e cumplicidade. Jorge é um bon vivant numa onda “desportos e natureza”, e tem um espírito prático que o ajuda nos seus relacionamentos e nos seus negócios.

Raquel Barbosa (Cristina Carvalhal)
A nova chefe de cirurgia do hospital. Determinada e exigente, impõe a sua autoridade a partir do primeiro momento, o que a transforma numa pessoa pouco popular. Nunca foi casada e escolheu o trabalho como modo de vida. As relações com Miguel vão ser de alta tensão, com Raquel a querer fazer dele aquilo que ele não é: um homem absolutamente comprometido com o trabalho. Tem em Álvaro o seu principal mentor, embora este também a aconselhe a ser menos intransigente na sua maneira de ser.

Bia (Patrícia Bull)
Os pais são cabo-verdianos, mas ela nasceu e cresceu em Loures, numa zona desfavorecida. Ocupa o lugar de Margarida durante uma ausência involuntária desta. Tem experiência como baby-sitter (ao contrário de Margarida) e, quando chega a casa de Miguel, tenta controlar tudo e impor os seus métodos. Simão, Jaime e Beatriz não gostam dela ao princípio, e muito menos Margarida, que vê nela a rival que lhe está a roubar o trabalho.

Frederico Cabral (Sabri Lucas)
De raízes africanas, é um médico estagiário (demasiado) ansioso por participar em tudo e saber todas as coisas. Miguel, ao princípio, não vai suportar a sua “melguice”: Frederico persegue-o pelos corredores, é demasiado solícito e faz demasiadas perguntas. Quanto a Filipe, Frederico apresenta-se, sem o querer, como seu rival: Inês engraça com ele (pura amizade), e Filipe vê algo mais naquela relação, começando a ter ciúmes de Frederico.

Séries I e II – elenco adicional

Maria (Henriqueta Maya)
Empregada de Miguel. Adora as crianças e faz tudo o que pode para lhes agradar. Apesar da sua pouca instrução, é uma boa conselheira, sobretudo para Margarida.

Assistente social (Ana Brandão)
Acompanha o processo de adoção dos três miúdos.

Diretor (Igor Sampaio)
Diretor do Colégio Caravela, para onde as crianças vão estudar.

Martim (Tiago Mesquita)
Arqui-inimigo de Simão na escola, prepara-lhe diversas trapaças.

Vera (Mónica Godinho) e Sebastião (João Rosa)
Juntamente com Martim, formam um trio perito em praticar bullying com os colegas, sobretudo com Simão.

Nini Ferreira Coutinho (Maria Emília Correia)
Cliente assídua do hospital. Viciada em cirurgias plásticas, já fez mais de meia dúzia. Geralmente, a necessidade de as fazer surge antes de uma viagem a um destino paradisíaco. Miguel demonstra sempre alguma relutância em operá-la, mas Álvaro obriga-o sempre a fazê-lo.

Hugo (António Filipe)
Perigoso traficante, alicia Jorge a participar em negócios de contrabando e, quando a coisa corre menos bem, chantageia-o a ele e, indiretamente, a Margarida.

Advogado de António (Duarte Victor)
Defende os interesses de António no caso da guarda dos seus netos.

Advogado de Miguel (João Carvalho)
É o defensor de Miguel no caso da guarda dos seus sobrinhos.

Juíza (Paula Mora)
Julga a disputa judicial entre Miguel e António pela guarda das crianças.

Obstetra (Jorge Vasques)
Acompanha Sandra durante a gravidez.

Lili (Sandra B.)
Amiga de Isabel. É cúmplice das suas tramoias, ainda que por vezes o faça contrariada.

Duarte (Rui Melo)
Ex-marido de Marta. Regressa após dois anos de afastamento, disposto a retomar o casamento, algo que não está, de todo, nos planos de Marta. Começa a impor a sua presença e a querer interferir na vida da ex-mulher e dos filhos.

Eduardo (Carlos Gomes)
Chefe de Marta no novo emprego. Muito exigente, explora-a até ao limite e é indiferente à sua dificuldade em conciliar o trabalho com a vida de mãe.

Augusto (Carlos Queiroz)
Pai de Margarida. Procura Miguel para que ele convença Margarida a voltar para casa.

Rosário (Carmen Santos)
Mãe de Margarida.

Helena (Cláudia Andrade)
Irmã de Margarida, que lhe pede apoio financeiro para ajudar a resolver um problema de Jorge. Helena oferece o dinheiro a Jorge, com a condição de que ele abandone a irmã.

Judite (Yolanda)
Mulher de Álvaro. Aparece no hospital para, à sua maneira, o convencer a deixar-se operar ao joelho.

Nuno (Peter Michael)
Enfermeiro do hospital. Vai para a cama com Margarida apenas por diversão, dececionando-a quando a informa de que não pretende assumir qualquer relação.

Lucas (Pedro Laginha)
Fotógrafo, colega de Marta no jornal. Apaixona-se por ela e chegam a namorar, mas, a relação não correndo como ele desejaria, mete-se nos copos.

Laurinda (Teresa Sobral)
Ex-mulher de Filipe, de quem ainda não se encontra oficialmente divorciada.

Lúcio (Marques d’Arede)
Antigo amor de Isabel. Terminou a relação com ela para se casar com outra mulher, de quem enviuvou há dois anos. A reaproximação dos dois apressará o fim do casamento de António e Isabel.

Mário (José Eduardo)
Amigo de António, irá apoiá-lo durante e após o processo de separação de Isabel.

Clarisse (Maria Dulce)
Ela e António conhecem-se numa excursão à Nazaré e tornam-se grandes amigos. Até António descobrir algo que não lhe agrada…

Dr. Sérgio Machado (Sérgio Silva)
Pediatra que acompanha Beatriz.

Ricardo (Martinho Silva)
Conhece Margarida no âmbito de uma ação de voluntariado e convida-a a ir com ele para África.

Série III – elenco fixo

Gonçalo Valpaços (António Durães)
Diretor executivo e sócio maioritário da clínica de Vilamoura. É um cirurgião plástico de sucesso, mas é a sua vertente de gestor e empresário que mais cultiva. Casado com Sofia, tem com ela tem o plano de promover a clínica nos circuitos turísticos, oferecendo pacotes de férias com operações plásticas incluídas. A relação entre os dois baseia-se num pacto comercial e não emocional, e Gonçalo mantém uma relação extraconjugal com Joana, a rececionista.

Sofia Duarte Valpaços (Sofia Sá da Bandeira)
Casada com Gonçalo há mais de vinte anos. O seu casamento é estável, alimentado pela ambição e sede de sucesso que ambos partilham. Nunca foi desejo seu ter filhos. Sofia é dona de um bem-sucedido resort de luxo em Vilamoura. Contudo está sempre à procura de novas formas de incrementar o seu saldo bancário. A nível emocional, é distante e fria, não deixando que as pessoas se aproximem em demasia.

Luís Correia (João Didelet)
Sócio minoritário da clínica de Vilamoura, com uma quota igual à de Miguel Saraiva. Conheceu Miguel quando estudaram juntos, tendo optado pela especialização em oftalmologia. O casamento com Fernanda garantiu-lhe uma quota na clínica. Por ter uma natureza mais fraca, Luís deixa-se facilmente manipular pelo cunhado e pela mulher. É simpático e prestável, mas demonstra sempre uma grande falta de atitude, não saindo da sombra de Gonçalo.

Fernanda Duarte Valpaços (Vera Alves)
É a irmã mais nova de Sofia. Sempre viu a irmã como uma referência e sempre se preocupou mais em agradá-la do que a descobrir o que queria para si própria. Tem um enorme desejo de ser mãe, mas está a ter grande dificuldade em concretizar esse seu sonho.

Pedro Melo (Rúben Gomes)
Médico cirurgião na clínica. Mulherengo e sedutor nato, pode dizer-se que é o novo Miguel Saraiva na arte de cativar mulheres. Gosta de se exibir (e não é só como profissional). De início, vê Miguel como uma referência para poder crescer como cirurgião; mais tarde, ambicionará tomar o seu lugar.

Laura Ribeiro (Ana Varela)
Estagiária na clínica. Atraente e provocadora, gosta de pôr à prova a sua capacidade de sedução. A sua vontade de subir rapidamente na carreira é avassaladora, não olhando a meios para atingir os seus fins. Apesar de poder vir a ser uma excelente profissional, não tem paciência para esperar pela sua oportunidade, preferindo a via rápida para o sucesso, mesmo que isso implique métodos pouco éticos. Miguel será a principal vítima da sua ambição desmedida.

David Fernandes (Filipe Vargas)
Enfermeiro instrumentista. Amigo e confidente de Joana, a rececionista, com quem gosta de dar duas de letra. Não revela abertamente a sua homossexualidade, pois preserva a sua vida pessoal acima de tudo e não gosta de dar que falar, muito menos pelos motivos errados.

Joana Barreto (Débora Monteiro)
Rececionista na clínica de Vilamoura. Apesar dos seus 28 anos, Joana continua a comportar-se como uma adolescente, sendo demasiado ingénua e excessivamente prestável. Gonçalo aproveita-se da sua ingenuidade de outra forma: faz Joana acreditar piamente que um dia ele irá deixar a mulher para ficar com ela, isto apesar de já o prometer – e adiar a decisão – há mais de um ano.

Teresa Marques (Teresa Tavares)
Nova rececionista da clínica, vem substituir Joana. Foi recomendada por Miguel, com quem trabalhara durante um breve período no Hospital da Guia. É extremamente profissional e organizada. À semelhança da sua antecessora, torna-se também grande amiga de David. Terá um envolvimento tragicómico com Filipe.

Alzira Pereira (Antónia Terrinha)
Empregada e ama dos filhos de Miguel e Marta. Assim que chega a casa, demonstra logo grandes qualidades nos cuidados com Rita, na forma de lidar com os miúdos, como cozinheira e dona de casa. Com muitos conhecimentos da vida e sendo alguém que já passou por muito, tem sempre as palavras certas, não só para as crianças, como para Marta e para Miguel.

Mariana Mazula Saraiva (Alicia Cris)
É uma órfã que veio de Moçambique para fazer uma cirurgia reconstrutiva do pé. A intervenção é um sucesso, e segue-se o período de recobro no Algarve. Este tempo de recuperação proporciona uma oportunidade para Miguel se aproximar e começar a passar mais tempo com ela. Quando chega o dia de Mariana regressar a Moçambique, Miguel compadece-se e toma, em conjunto com Marta, a decisão de adotá-la.

Rita Saraiva (Matilde Ferreira)
É a filha recém-nascida do casal Saraiva. Os pais da criança, Miguel e Marta, adoram a filha, apesar da choradeira e das noites em branco.

Samuel Oliveira (Miguel Moreira)
Diretor do parque aquático Zoomarine. É formado em Biologia Marinha e apaixonado pelo mar e pelos animais. Para ele, este emprego é um sonho tornado realidade. Porém, nem tudo lhe corre bem na vida, pois acaba de se divorciar após um casamento de oito anos. Tem uma filha de cinco anos que ficou a viver com a mãe. A separação foi tudo menos amigável, e esta situação provoca-lhe um grande sofrimento, que ele esconde sob uma capa de descontração.

Tiago Seabra (Cristóvão Campos)
É um dos tratadores de golfinhos no Zoomarine, fazendo inclusivamente os shows com os animais. Adora o trabalho com os golfinhos e os seus hobbies estão também ligados ao mar. É extremamente exuberante e expansivo, gostando de se exibir. Apesar de gostar de cultivar a imagem de fanfarrão e presunçoso, no fundo tem uma enorme incapacidade de se relacionar com mulheres.

Carolina Sintra (Sandra Cóias)
Vizinha de Miguel em Vilamoura. É uma mulher extremamente atraente, que gosta de se produzir. À primeira vista, parece ser pouco inteligente; contudo, isso não passa de uma fachada. O seu marido é um mafioso e ela é conivente suas nas atividades ilegais, especialmente agora que o marido está em prisão domiciliária.

Afonso Sintra (Carlos Pimenta)
Marido de Carolina. Foi condenado por evasão ao fisco, extorsão, fraude, suborno e branqueamento de capitais. Está preso, mas cumpre a pena em prisão domiciliária. Outrora um homem decidido e duro, a atual condição vai fazê-lo amolecer, tornando-o maleável e facilmente enganado pela mulher, que não tem pudor em aproveitar-se da situação dele. Sente remorsos pela situação difícil em que coloca a sua filha, Alice.

Alice Sintra (Daniela Pinto)
Apesar da sua idade, é já senhora do seu nariz, não aceitando ordens de ninguém, especialmente dos seus pais. Desde cedo se habituou a tomar conta de si própria, pois é frequentemente negligenciada pelos pais. Também percebeu que consegue tudo o que quer do pai. Quando Alice começar a aproximar-se de Simão, vai passar a ser mais doce e a comportar-se mais de acordo com a idade.

Daniel Sequeira (Luís Vicente)
Dono de um restaurante de sucesso na Marina de Vilamoura. Apaixonado pela vida, faz questão de ser o anfitrião do restaurante, zelando sempre pelo bem-estar dos seus clientes. É um profundo defensor da gastronomia portuguesa. Conhece toda a comunidade de Vilamoura, e são muitos os famosos que fazem questão de o visitar no restaurante.

Helena Salgado (Suzana Borges)
Obstetra famosa. Reformou-se recentemente, depois de passar pelo drama da perda de um filho. Aparece na clínica para uma consulta com Miguel, acabando por revelar ser a mãe que o abandonou, facto do qual procura redimir-se.

Série III – elenco adicional

Susana (Inês Gonçalves)
É a melhor amiga de Laura e, tal como ela, bastante ambiciosa.

Assistente social (Catarina Matos)
Acompanha o caso da adoção de Mariana por Miguel.

Sara Vasconcelos (Mafalda Vilhena)
Jornalista que entrevista Miguel, acabando por publicar, à revelia, uma reportagem sobre a sua vida amorosa.

Miranda (Manuel Lourenço)
Cúmplice de Afonso. Encontra-se desaparecido, mas aparece para ameaçar a família do ex-comparsa.

João Figueiredo (João Ferrador)
Advogado que trata do divórcio de Miguel e Marta.

Ricardo (António Vaz Mendes)
Advogado de Miguel.

Júlia Andrade (Rita Frazão)
Investigadora que solicita a ajuda de Miguel para a elaboração de um artigo científico, que acaba por ser trabalhado no barco (e na cama) do cirurgião).

Gabriel Valpaços (Mário Jacques)
Pai de Sofia e Fernanda. Detém a maioria do capital da clínica e do resort, tendo, por isso, as filhas e os genros nas suas mãos. Embora seja, de certa forma, temido por eles, demonstra ser justo e bondoso.

Nelson (Miguel Sermão)
Tio de Mariana. Tendo conhecimento do paradeiro da sobrinha, aparece com intenção de adotá-la.

Érica (Nádia Santos)
Conhece Miguel casualmente na praia, e este, pouco ou nada sabendo acerca da sua vida, leva-a para viver em sua casa, o que lhe causará grandes dissabores.

Artur (Pedro Fernandes)
Antigo conhecido de Marta. Convida-a para um jantar, durante o qual revela a sua faceta menos simpática.

Luísa (Ana Cunha)
Psicóloga do colégio onde estudam os sobrinhos de Miguel. A profissão está-lhe no sangue: é incapaz de manter uma conversa sem analisar minuciosamente o comportamento do seu interlocutor. Envolve-se com Miguel e instala-se sua casa, impondo uma rigorosa rotina e conquistando, com isso, a antipatia de todos os que lá vivem. Embora tente transparecer ser uma pessoa segura, vê qualquer pessoa que se aproxime de Miguel como uma ameaça.

Renata (Sofia Correia)
Ex-mulher de Samuel, com quem cortou relações, não permitindo, inclusive, o seu contacto com a filha.

Catarina (Sofia Fernandes)
Filha de Samuel e Renata.

Histórias bem desenvolvidas, personagens fortes, elenco (adulto e infantil) afinado e banda sonora agradável: Pai à Força reunia todos estes ingredientes para agradar ao público… e conseguiu!

Ao todo, foram produzidos 92 episódios, exibidos durante aproximadamente três anos.

A primeira parte foi composta pelas séries I e II, de 26 episódios cada, não havendo um corte visível entre as duas em termos de continuidade.

Registaram-se, contudo, algumas mudanças no elenco. Assim, entre os episódios 31 e 35:

– Saíram Carla Salgueiro, Rosa do Canto e Luís Gaspar;

– Entraram Cristina Carvalhal, Patrícia Bull e Sabri Lucas.

Nesta fase, a ação desenrolava-se em Cascais, sendo o fictício Hospital da Guia o local de trabalho de Miguel (Pepê Rapazote).

O Colégio Vasco da Gama, em Sintra, serviu de locação ao Colégio Caravela, onde estudavam os miúdos.

Digno de registo, foi o crossover com a série Liberdade 21, também produzida pela SP Televisão. No episódio 23, Miguel desloca-se aos escritórios da Vasconcelos, Brito e Associados, sendo atendido por Júlia (Cleia Almeida). No entanto, não aparece em cena nenhum dos advogados de Liberdade 21.

Surgiu igualmente em cena o investigador Paulo Ruas (António Cordeiro), personagem da mesma série.

Também o décor do tribunal que aparecia episodicamente era o mesmo de Liberdade 21.

Da primeira para a segunda parte, composta pela série III, de 40 episódios, registou-se um salto temporal significativo.

A ação transferiu-se para o Algarve, com Miguel a exercer na clínica Vilaclinic, em Vilamoura.

O elenco modificou-se quase que por completo, mantendo-se somente a família central, composta por Miguel, Marta (Isabel Abreu) e os filhos de ambos. Apenas Francisca (Marta Peneda), a filha mais velha de Marta, não apareceu, com a justificação de ter ido estudar para Itália.

Luís Alberto, Sinde Filipe e José Neves, elementos fixos da primeira fase, surgiram em participações esporádicas na segunda, sendo creditados no início dos episódios, ao contrário do que habitualmente acontecia com o elenco adicional.

Luís Alberto
Sinde Filipe
José Neves

Já Juana Pereira da Silva regressou no episódio 16, ficando como elemento fixo até ao final.

Também nesta fase, ocorreram algumas mudanças no elenco, entre os episódios 16 e 20:

– Saíram Débora Monteiro e Alícia Cris;

– Entraram Juana Pereira da Silva e Teresa Tavares.

Em termos de locações no Algarve, são de assinalar as seguintes:

– O condomínio L’Orangerie, em Vilamoura, onde moravam as famílias de Miguel, Luís (João Didelet) e Afonso (Carlos Pimenta);

– O Zoomarine, onde trabalhavam Marta, Samuel (Miguel Moreira), Tiago (Cristóvão Campos) e, mais tarde, Margarida (Juana Pereira da Silva);

– O Hotel Tivoli Victoria (atualmente denominado Anantara Vilamoura Algarve Resort) era o resort gerido por Sofia (Sofia Sá da Bandeira) e Fernanda (Vera Alves).

Como as gravações decorreram no espaço de 3 anos, foi possível acompanhar o crescimento do elenco jovem.

Simão (Ruben Leonardo)
Jaime (Francisco Fernández)
Beatriz (Beatriz Monteiro)
Matilde (Leonor Vasconcelos)
Diogo (Martim Barbeiro)

As séries I e II foram gravadas em 4:3. Já a série III foi exibida em 16:9.

O apresentador Pedro Fernandes teve uma pequena participação na série.

Pedro Fernandes em cena com Isabel Abreu e Luís Vicente

A banda sonora foi um muitos pontos positivos a destacar.

Na primeira fase, entre os temas mais tocados, estiveram:

PAI À FORÇA – Rui Melo e Alexandre Manaia (genérico)
EU QUERO (Mistura Possessiva) – Heróis do Mar
ANTES E DEPOIS – Klepht
FIM DO MUNDO – Ala dos Namorados
MAIS VALE NUNCA – GNR
SEMPRE QUE O AMOR ME QUISER
QUERO IMAGINAR – Traço d’Alma
YOU CAN’T TAKE AWAY – Above Envy
FINTAR A PULSAÇÃO – Susana Félix
SE… O QUÊ? – Luiz e a Lata
TU LÊS EM MIM – Vozes da Rádio
DEIXAR O CHÃO – Sugarleaf
MESMO ASSIM – Rita Guerra

Já na segunda, foram estas as músicas selecionadas:

PAI À FORÇA – Rui Melo e Alexandre Manaia (genérico)
DEIXEI DE SER BANDIDO – Expensive Soul
A CHAVE – Rogério Charraz
DANÇA NA PRACETA – Rogério Charraz
A COR DE CAMALEÃO – Rogério Charraz
GUARDA O CHEIRO PARA MIM – Rogério Charraz
SINTO – Filipe Gonçalves
LEI ZERO – Prana
VAI E SÊ FELIZ – Quinta do Bill
O PECADO NO CORPO – Quinta do Bill
QUERO IMAGINAR – Traço d’Alma
EU QUERO (Mistura Possessiva) – Heróis do Mar
MURALHAS – Rui Melo
CARTA DE DESPEDIDA – Catarina Pereira

Destaque para os temas interpretados por Rogério Charraz, extraídos do álbum A Chave, que inclusivamente mereceram um elogio por parte de Pepê Rapazote.

Partilhar:

Pai à Força