Pedro e Paulina

Exibição:
31/07/1982 – 23/10/1982 (RTP 1)

Número de episódios:
13

Original de:
Carlos Manuel Rodrigues
Álvaro Magalhães dos Santos

Diretor de cena:
Armando Cortez

Produção:
Melo Frazão

Realização:
Victor Manuel

Elenco:
Armando Cortez – Pedro
Florbela Queiroz – Paulina
Norberto de Sousa – Luís
Manuela Maria – vizinha
Leonor Poeira – Maria Luísa
Pedro Cortez – Paulo
Patrícia Poeira – Maria
Henrique Feist – Miguel
Carlos Cabral – empregado da boutique

Canção-tema (Pedro e Paulina)
Original de: Carlos Paião
Interpretada por: Norberto de Sousa

Pedro e Paulina conta a história do dia-a-dia de uma família comum, cujo casal é Pedro (Armando Cortez), um homem clássico, sempre de casaco e gravata, e Paulina (Florbela Queiroz), uma mulher a tender para o tresloucado, que é a antítese do marido.

1. Sayonara para o jantar
Pedro convida um japonês para jantar em sua casa, o que vem provocar algumas situações hilariantes.


2. Anda gente cá em casa
A meio da noite, o casal Ferreira acorda com alguém em casa. Será ladrão? Se é, trata-se de um ladrão muito especial!


3. Parabéns a você
Pedro chega a casa, após um dia de intenso trabalho, e depara com uma animada festa de aniversário. Mas, por mais que se esforce, não lhe ocorre quem poderá ser o aniversariante…


4. Madame Artur
Artur faz tentativas para ajudar o casal Ferreira a descobrir o “tesouro” da avó Doroteia. Porém, nem tudo vai ser fácil, porque outras “vontades” estarão no “terreno”…


5. Atriz, precisa-se
O casal Pedro e Paulina é, mais uma vez, motivo para animada meia hora frente ao ecrã televisivo. Desta feita, vamos apreciar os esforços de Paulina para se tornar atriz. Porém, o imprevisto acontece e…


6. Querida Arlette
Luís tem uma admiradora que se manifesta bastante persistente! Perante tal “perseguição”, tenta libertar-se dela, mas a “querida Arlette” instala-se… e de que maneira!


7. Gente fina
Pedro Ferreira está, mais uma vez, perante o terrível problema de ter que gastar dinheiro, coisa que ele tenta sempre evitar a todo o custo. É que, nos tempos que correm, comprar um smoking é caso para pensar duas vezes!


8. Noite de fitas
O casal Ferreira fica entusiasmadíssimo com a ideia de rever no pequeno ecrã um filme da sua preferência. Para tanto, resolve, até, comprar um televisor a cores. Mas será que tudo vai dar certo?


9. Uma grande decisão
Assistimos hoje a mais um episódio das venturas e desventuras do casal Ferreira, no momento em que Paulina, que nunca pára de ter ideias, mesmo quando o marido não está de acordo, resolve tomar uma “grande decisão”. O que será?


10. O computador
Pedro Ferreira não aprecia as inovações, mas admite que o seu escritório necessita ser atualizado. Daí que resolva adquirir um moderno computador que soluciona todos os problemas. Porém, há certas coisas que um computador não suporta…


11. Modelos… de passagem
Paulina Ferreira está empenhada em promover as últimas novidades da sua boutique. Por isso, resolve organizar a primeira passagem dos seus modelos, mas contratempos de vária ordem parecem contrariar o bom sucesso da iniciativa. Porém, à última hora…


12. Pazes e sossego
Paulina, grávida, resolve ir descansar uns dias, mas quer que o marido a acompanhe. Será que consegue convencê-lo?


13. Um estado interessante
Paulina, grávida, e os pequenos problemas decorrentes de tal estado. Pedro precisa de muita paciência, o que nem sempre vai com o seu temperamento. Depois, o grande dia. As dúvidas, a espera… Será menino ou menina?

Pedro e Paulina era o que se podia chamar de uma série familiar. Eram várias as relações de parentesco entre os integrantes do elenco:

– Manuela Maria, esposa de Armando Cortez, interpretava o papel de uma atriz, vizinha e amiga de Paulina.

– Paulo e Maria, os filhos de Pedro e Paulina, foram interpretados por filhos de atores da série: Pedro Cortez (filho do próprio Armando Cortez e de Manuela Maria) e Patrícia Poeira (filha de Leonor Poeira).

– Norberto de Sousa, marido de Florbela Queiroz, fazia o papel de seu irmão.

– Henrique Manuel Feist, no 7.º episódio, contracenou com o seu irmão, Nuno Luís Feist, e cantaram em dueto. Os dois rapazes tinham já feito a sua primeira aparição no programa O Passeio dos Alegres, apresentado por Júlio Isidro.

– Manuela Paulino, a mãe de Henrique e Nuno, que fora locutora da RTP durante 11 anos, apareceu no 8.º episódio fazendo precisamente o papel de uma locutora de televisão.

O elenco de Pedro e Paulina e o realizador Victor Manuel posando para a posteridade

A série animou as noites de sábado da RTP 1, em 1982. Desde então, não voltou a ser vista nos nossos ecrãs. Lamentavelmente, a RTP já não a tem no seu arquivo, o que torna inviável uma reposição.

Norberto de Sousa cantou a música do genérico, da autoria de Carlos Paião. Este tema foi lançado em single.

Partilhar:

Pedro e Paulina