Porque Hoje É Sábado

Exibição:
1.ª temporada: 23/05/1981 – 25/07/1981 (RTP 1)
2.ª temporada: 17/10/1981 – 19/12/1981 (RTP 1)

Número de programas:
19

Apresentação:
Fátima Medina
Isabel Ferrão
Aristides Teixeira
Manuel Luís Goucha
Lénia Real

Atores:
Júlio César
Hermenegildo Gomes

Produção:
Maria do Sameiro Souto
Arlete Perdigão
Ricardo Nogueira
Maria Otília Ribeiro

Realização:
Victor Manuel

Porque Hoje É Sábado é um programa composto por três blocos distintos, que abrangem igual número de faixas etárias.

Eu Sou Capaz

Duração: uma hora

Rubrica que promove o convívio entre os jovens, através da participação de alunos das escolas preparatórias de todos os distritos (2 distritos por programa, representados, cada um, por uma escola), onde a há a possibilidade de eles mostrarem aquilo que são capazes de fazer: cantar, representar, tocar, desenhar, etc.

Este espaço, onde o que é fundamental é a participação e não a competição, conta com a presença de um ou dois artistas convidados, que dão também o seu contributo à festa.

Os textos são de Maria Rosa Colaço e a animação musical está a cargo dos Trovante.

Apresentação:
Fátima Medina
Isabel Ferrão

Fátima Medina
Isabel Ferrão

Lugar aos Novos

Duração: meia hora

Espaço aberto que tem como finalidade proporcionar aos jovens uma hipótese de manifestação nos campos artístico, científico, literário, musical, desportivo, etc.

As atuações são gravadas em estúdio ou ao ar livre, e são intercaladas com curtas entrevistas aos intervenientes.

A autoria da música e da letra do genérico é de Eugénia Melo e Castro.

Apresentação:
Manuel Luís Goucha
Aristides Teixeira

Aristides Teixeira
Manuel Luís Goucha

Em Família

Duração: uma hora

É o lugar para debates críticos sobre temas que dizem respeito não só aos pais e filhos, como a toda a sociedade. Deve ser visto como “uma chamada de atenção e não o apresentar de soluções”.

São abordados temas como: o que é ser adolescente, o divórcio, amor entre adolescentes, ter ou não ter filhos, a escolha de uma profissão, etc.

Na primeira parte, é exibido um filme de Jorge Alves da Silva sobre o tema em questão.

Lénia Real e uma estudante, Teresa, em entrevista à jornalista Alice Vieira

Na segunda, realiza-se um debate com vários intervenientes, com a participação de um convidado, que, para além de interpretar uma canção, dá a sua achega ao assunto em discussão.

Apresentação:
Lénia Real

Lénia Real

Complementam o Porque Hoje É Sábado alguns sketches humorísticos protagonizados por Júlio César, no papel do Sr. Sábado, coadjuvado por Hermenegildo Gomes.

Porque Hoje É Sábado foi um ponto de viragem na produção de programas infanto-juvenis na RTP. O departamento, que há anos se encontrava praticamente inativo, ganhava de novo autonomia e dava desta forma os primeiros passos na produção nacional de programas do género.

A produtora Maria do Sameiro Souto sintetizou desta forma os objetivos de Porque Hoje É Sábado: “É uma chamada de atenção ao país, em geral, para os problemas das crianças, pois elas são capazes de fazer muitas coisas e é preciso ouvi-las, é preciso dar-lhes espaço. Os jovens precisam não só de divertimento, mas também de apoio, de um complemento à escola, visto a família, em muitos casos, devido a falta de tempo, não lhes poder prestar a atenção que seria necessária.”

Isabel Ferrão, uma das integrantes da formação original dos Gemini, banda de grande sucesso, apresentou a rubrica Eu Sou Capaz em parceria com Fátima Medina.

Em 2014, numa entrevista a Maria João Gama no programa Há Conversa, da RTP Memória, Aristides Teixeira mostrou algumas fotos do Porque Hoje É Sábado, uma delas com Manuel Luís Goucha e outra com Alice Cruz.

Partilhar:

Porque Hoje É Sábado