Praia Sim, Praia Não

Exibição:
1981 (RTP 1)

Número de programas:
02

Autoria:
Prof. Juvenal Esteves

No início dos anos 80, ir à praia tornara-se um fenómeno de massas. Era progressivamente maior o número de pessoas que iam à praia e também o tempo que por lá permaneciam.

Praia Sim, Praia Não abordou as preocupações subjacentes a uma ida à praia, transmitindo os principais cuidados a ter, sobretudo com as crianças.

O Prof. Juvenal Esteves, médico dermatologista, procurou, em primeiro lugar, chamar a atenção para a influência que as condições individuais de cada pessoa, nomeadamente a idade e o tipo de pele, tinham na tolerância às radiações solares.

Foi dado o alerta para o perigo que uma exposição prolongada ao sol representava, nomeadamente pelos efeitos nocivos que os raios ultra-violetas tinham na pele.

Pele envelhecida pelo excesso de exposição ao sol

Foi ainda feito um apelo à manutenção da limpeza na praia, tanto na areia como na água, combatendo assim a poluição que, também ela, tinha efeitos maléficos para a pele de quem a frequentava.

Praia Sim, Praia Não foi um clássico da época balnear durante a década de 80. Com efeito, entre 1981 e 1989, o programa foi exibido todos os anos, mais do que uma vez, por altura do verão.

Foram apenas dois programas, de 15 minutos, que tiveram a assinatura do Prof. Juvenal Esteves, professor catedrático de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Já nesta altura se falava dos danos causados por uma exposição despreocupada aos raios solares, embora o problema da camada do ozono não tivesse ainda atingido as proporções de hoje em dia.

O creme Nivea era considerado suficiente para a proteção solar.

Partilhar:

Praia Sim, Praia Não