Publionário

Exibição:
03/10/1992 – 24/04/1993 (RTP 1)

Número de sessões:
30

Apresentação:
Margarida Reis
Susana Santos

De segunda a sexta, diversas vezes por dia e a horas diferentes, é exibido, no Canal 1, um extrato de 3 segundos de um anúncio comercial. Em cada dia, o segmento é diferente.

Os espectadores só têm de estar atentos e adivinhar a solução dos enigmas, usando para o efeito os cupões publicados na revista Tele Guia.

Para além dos cupões diários, existe também um cupão semanal, ficando habilitados a ser o “publionário” da semana os telespectadores que responderem acertadamente aos cinco enigmas.

O prémio é de 200 contos para os cupões diários e de 1000 contos para o cupão semanal.

Ao sábado, são sorteados os vencedores e anunciados os extratos que poderão ser vistos na semana seguinte.

A apresentação dos enigmas e dos sorteios é feita em clima de mistério e suspense, por uma senhora de mascarilha.

Com início na véspera da estreia da SIC, o Publionário surgiu como tentativa de prender o telespectador à antena da RTP, fazendo-o resistir à curiosidade de espreitar a programação do novo canal privado.

Os sorteios eram efetuados ao sábado à noite, depois do Jornal de Sábado.

A estreia do concurso coincidiu com o lançamento de uma nova revista, a Tele Guia. Editada pela TV Guia Editora, a revista ainda se manteria em circulação até 2001.

Alguns dos anúncios que constituíam os enigmas eram sobejamente conhecidos.

Outros, porém, de cariz essencialmente institucional, passavam poucas vezes, incentivando a que as pessoas permanecessem por mais tempo com o televisor ligado na RTP.

Só eram válidas as respostas que dessem entrada no apartado até às 12 horas da quinta-feira seguinte à semana a que dissessem respeito.

A primeira “senhora da mascarilha” foi a atriz Margarida Reis.

Mais tarde, a locutora Susana Santos apresentou também algumas sessões.

Outra das apresentadoras permanece por identificar. Será que, mesmo com a mascarilha, alguém consegue desvendar a sua identidade?

Partilhar:

Publionário