Quem Manda Sou Eu

Exibição:
02/02/1991 – 27/04/1991 (RTP 1)

Número de episódios:
13

Criação e argumento:
Manuel Arouca

Direção de atores:
Armando Cortez

Produção:
Atlântida Estúdios

Realização:
Victor Manuel

Elenco:
Guida Maria – Joana
Vítor de Sousa – Salvador
Rita Martinho – Inês
António Martinho – Duarte

Quem Manda Sou Eu! retrata as peripécias vividas por Inês (Rita Martinho) e Duarte (António Martinho), dois irmãos adolescentes que procuram por todos os meios voltar a reunir, sob o mesmo teto, os pais entretanto separados. A separação do casal processou-se de comum acordo, o que permite aos filhos uma quase permanente convivência com ambos. Tanto Joana (Guida Maria) como Salvador (Vítor de Sousa) vão tendo vários namorados, nunca aprovados pelos filhos, já que eles pretendem que os pais se casem novamente.

Joana (Guida Maria)
Mãe de Inês e Duarte. Leva uma vida desregrada. Embebeda-se com frequência e é constantemente despedida dos seus empregos.

Salvador (Vítor de Sousa)
Ex-marido de Joana. É um bem-sucedido publicitário.

Inês (Rita Martinho)
Tem um QI acima da média, interessando-se por assuntos como política e economia. É, na verdade, quem toma conta da casa… e da mãe.

Duarte (António Martinho)
Ao contrário da irmã, é mau aluno e, apesar de novo, já leva uma vida boémia.

1.
A ação da série inicia-se com uma zanga entre Duarte e Inês, a propósito de uma revista “indecente”. Quando a mãe descobre o motivo da zaragata, vai furiosa a casa do ex-marido e, aí, encontra Sandra, a modelo das fotos de nus nas páginas centrais da referida revista. No dia seguinte, quando Inês chega a casa, encontra a mãe adormecida, com uma garrafa semi-bebida de whisky a seu lado. Motivo: Joana foi despedida! Depois, é a vez de Salvador, Duarte e a filha do embaixador americano saírem para uma festa na Embaixada da Rússia. Sozinhas, mãe e filha, Joana lamenta a triste condição da Mulher, e Inês insinua que pretende enveredar por uma carreira política, contrariamente, à sua mãe, que apenas quer sair e divertir-se. No entanto, a filha não concorda com essa saída, já que, mais tarde, deverá ocorrer em sua casa uma reunião de pais inadiável.

Atriz convidada:
Rosa Villa – Sandra


2. 
Joana recebe em casa um amigo seu, Kiko. Ao remexer nas coisas dele, Inês analisa o livro de cheques e descobre que ele é completamente teso. Inês e Duarte tentam fazer com que Joana se afaste do novo pretendente, mas ela está disposta a casar-se. Salvador entra em cena e traça um plano para ajudar os filhos.

Atores convidados:
Igor Sampaio – Kiko
Maria João Lopes – namorada de Salvador


3. 
Joana concorreu à vaga de modelo para o anúncio da “dona de casa ideal”. Depois de ser preterida, decide viajar para a Suíça, para umas férias na neve, deixando os filhos em casa do ex-marido. Inês e Duarte descobrem que Salvador é, afinal o responsável pela escolha do referido modelo, e tentam influenciar a sua decisão a favor da mãe.

Atriz convidada:
Maria José


4. 
Inês é convidada para encabeçar a lista punk na campanha para a associação de estudantes. Toda a família se mobiliza para definir qual será a estratégia da campanha. Mas Diogo, cabeça de uma lista concorrente, tenta fazer com que os pais convençam Inês a desistir da candidatura.

Atores convidados:
Rui Luís Brás – Diogo
Sofia Sá da Bandeira – moderadora do debate


5. 
Joana vai de férias com os filhos e estes fazem finca-pé: só vão na condição de o pai os acompanhar. Acontece que Salvador quer levar também uma baby-sitter, e Joana não gosta da ideia. Teté, a ama, é, por sinal, bastante engraçadinha, e até o pai de Joana lhe acha piada…

Atores convidados:
Armando Cortez – Ernesto Mesquita
Manuela Maria – Maria Luísa Mesquita
Julie Sergeant – Teté


6. 
Duarte vive o drama de estar apaixonado pela professora de inglês, o que deixa os seus pais deveras preocupados. Convidam Mary, a dita professora, para jantar, mas quem fica fascinado – ainda mais do que o filho – é Salvador, que passa a cortejá-la. Joana e Inês promovem, então, um plano para afastá-los um do outro.

Atores convidados:
Nicola Warren – Mary
Igor Sampaio – Kiko


7. 
Joana precisa de alguém para tomar conta de Duarte, que está doente. Nelson, um fotógrafo amigo de Salvador, de olho em Joana, oferece-se para a tarefa. Porém, o seu plano não tem o final desejado, porquanto apanha o vírus da papeira. E também Salvador acaba por ser contagiado…

Ator convidado:
Carlos Areia – Nelson


8. 
Inês, ao contrário do que é habitual, não consegue reparar o televisor sozinha, e é necessário chamar um técnico. Pouco tempo depois, a família chega a casa e depara-se com Conceição, a criada, amordaçada: houve um assalto!

Atores convidados:
Maria João Abreu – Conceição
José Raposo – Nunes


9. 
Inês e Duarte vão para fora com um grupo de amigos. Joana está radiante com estes cinco dias de “folga”. Contudo, Inês deixou um robô a controlar todos os passos da mãe. Por sua vez, Salvador esforçar-se por provar à nova namorada que é o marido perfeito.

Atores convidados:
Lena Coelho – Maria
Miguel Tavares – 


10. 
Duarte prepara-se para disputar, pela equipa dos Tigres, a final do campeonato de futebol do liceu. Todos da família dão enorme importância ao evento, trabalhando ativamente na estratégia para a conquista da vitória. No mundo do futebol, porém, nem sempre as jogadas são feitas da forma mais honesta…

Atores convidados:
João Baião – Barba Rosa

Participações especiais:
Mário Coluna
Philippe Marle – Bóris
Peter Michael


11. 
Joana recebe a visita de um tio que saiu recentemente da prisão e que vem acompanhado pela neta, Carlota. Esta torna-se arquirrival de Inês, competindo com ela na genialidade e roubando-lhe inclusivamente o namorado, Totó.

Ator convidado:
Carlos Coelho – Tio Arnaldo

Participações especiais:
Zé Miguel
Peter Michael – Totó
Inês C. Almeida – Carlota


12. 
Duarte é convidado para ser baterista de Mané, a vocalista sensação do liceu. Como sempre, gera-se grande movimentação: Salvador oferece-lhe uma bateria, Inês quer ser empresária do duo e Joana escreve a letra do primeiro hit da banda.

Ator convidado:
Rui Luís – Ringo Estrela

Participação especial:
Verónica Magalhães – Mané


13. 
Joana ganha um prémio pelo anúncio em que participou, o que deixa Salvador com inveja. Inês e Duarte, numa última tentativa de reconciliar os pais, contratam uma conselheira matrimonial, mas o tiro sai novamente pela culatra…

Atriz convidada:
Maria João Lucas – Madame Roby

Com um formato que procurava imitar as sitcoms americanas, Quem Manda Sou Eu! foi exibida aos sábados, por volta das 14 horas.

A propósito da aceitação de exibição deste projeto pela RTP, disse Tozé Martinho: “Inicialmente, este trabalho foi feito para a prateleira, mas, quando apresentámos os sete episódios iniciais à Radiotelevisão Portuguesa, eles compraram-nos e encomendaram nova série de seis episódios”.

Depois de algumas rápidas passagens por OrigensHomens da Segurança e Ricardina e Marta, Rita Martinho e António Martinho, filhos de Tozé, assumiam o protagonismo desta série, muito embora não demonstrassem, já na altura, vontade de levar adiante a carreira de atores.

Destaque para o método original que a equipa de produção arranjou para ocultar as marcas dos produtos alimentares…

Partilhar:

Quem Manda Sou Eu