Queridas e Maduras

Exibição:
1.ª série: 08/07/1995 – 30/09/1995 (RTP 1)
2.ª série: 01/07/1996 – 23/09/1996 (RTP 1)

Número de episódios:
26

Elenco:
Catarina Avelar – Edite
Amélia Videira – Inês
Lia Gama – Salomé
Luísa Barbosa – Aparecida

Direção de atores:
Henrique Viana

Produção:
Gerardo Fernandes

Realização:
Eduardo Rodil

Salomé (Lia Gama), Inês (Amélia Videira) e Edite (Catarina Avelar) são três amigas que já passaram a meia-idade, mas conservam os desejos e anseios de adolescentes em busca do primeiro amor. Duas são viúvas, a outra é divorciada, e vivem todas na casa de Salomé. A este trio unido pela amizade e a solidão vem juntar-se Aparecida (Luísa Barbosa), a mãe de Edite, senhora de 80 anos e com muito espírito.

Edite
(Catarina Avelar)

Inês
(Amélia Videira)

Salomé
(Lia Gama)

Aparecida
(Luísa Barbosa)

1. (08/07/1995)
A harmonia na casa das “queridas e maduras” é ameaçada com o aparecimento de Roque (Henrique Viana), um solteirão charmoso, que pretende casar com Salomé. Edite e Inês temem que o matrimónio implique a separação do grupo de amigas.

Adaptação do episódio 1. The Engagement (The Pilot)


2. (15/07/1995)
O centro de apoio a pessoas com problemas, onde Inês trabalha, é encerrado, mas as amigas encorajam-na a arranjar outro emprego.

Adaptação do episódio 22. Job Hunting


3. (22/07/1995)
A casa onde vivem as nossas “queridas e maduras” é assaltada. Desaparecem as jóias de Salomé e a estola de vison de Edite. Em compensação, aparece lá em casa um sentimento novo, que se manifesta sobretudo em Inês: o medo. Mas tudo volta à normalidade quando o produto do roubo volta a aparecer.

Adaptação do episódio 8. Break-In


4. (29/07/1995)
Um médico muito charmoso faz uma visita de rotina à casa das nossas amigas, a fim de examinar Aparecida. Edite sente-se atraída por ele e convida-o para sair. Durante uma semana, o namoro vai crescendo, até ao dia em que o médico se encontra a sós com Salomé e resolve atirar-se também a ela. Salomé fica indignada e conta tudo a Edite, que não acredita, julgando tratar-se de uma cena de ciúmes. A amizade entre as duas fica em risco, mas Inês acabará por resolver o problema.

Adaptação do episódio 5. The Triangle


5. (05/07/1995)
Salomé recebe a visita de Virgínia (Lídia Franco), a irmã mais nova, com quem sempre teve uma relação difícil. A fim de impressionar a recém-chegada, obriga as amigas a um regime rigoroso para manter a casa impecavelmente arrumada. Estas protestam, mas como andam entretidas a tomar conta do bebé dos vizinhos, não ligam muito.

Adaptação do episódio 4. Transplant


6. (12/07/1995)
Inês conhece um viúvo por quem se sente atraída. Convidada para um fim-de-semana no Algarve pelo seu novo apaixonado, ela hesita bastante, pois desde que o seu marido morreu, há 15 anos, é a primeira vez que tem um caso com perspetivas de namoro.

Adaptação do episódio 3. Rose the Prude


7. (19/07/1995)
Salomé tem uma irmã que está a atravessar uma fase difícil no seu casamento e, para tentar resolver o problema, quer fazer uma viagem a Veneza com o marido. Mas, para isso, é preciso que Salomé fique com o sobrinho, um jovem de 15 anos, durante duas semanas. O entusiasmo das mulheres da casa é geral, mas não é fácil o que as espera.

Adaptação do episódio 6. On Golden Girls


8. (26/07/1995)
Edite apaixona-se por um colega. As amigas não podiam ficar mais contentes com a sua nova paixão e apoiam o romance, até ao dia em que descobrem que o apaixonado é casado. Edite hesita em acabar com a relação ou continuar, dividida entre a paixão e o respeito por si própria. A posição que a mãe assume ainda complica mais as coisas e Edite vai ter de tomar uma decisão. Qual será ela?

Adaptação do episódio 14. That Was No Lady


9. (02/08/1995)
Edite está particularmente enervada com o futuro casamento da filha. As amigas acalmam-na, mas sem grandes resultados: o verdadeiro problema não está em si, mas na presença do ex-marido na cerimónia.

Adaptação do episódio 2. Guess Who’s Coming to the Wedding?


10. (09/08/1995)
Um velho amigo de Aparecida, aliás o seu primeiro namorado, aparece para fazer uma visita ao fim de 60 anos. A nossa querida mais madura fica encantada e decide ir fazer uma romagem de saudade à sua terra natal na companhia do amigo. Mas a filha não está pelos ajustes e recusa-se a financiar a viagem.

Adaptação do episódio 7. The Competition


11. (16/08/1995)
A mãe de Inês instala-se durante uns dias na casa das nossas heroínas.

Adaptação do episódio 9. Blanche and the Younger Man


12. (24/09/1995)
Estêvão, o ex-marido de Edite, precisa de tratar de negócios com ela. Para isso, vai a casa das nossas amigas para pedir a assinatura de uns documentos. Edite deixa-se envolver numa complicada teia de sentimentos, que leva as nossas queridas e maduras a recearem que o ex-casal volte a juntar-se.

Adaptação do episódio 11. The Return of Dorothy’s Ex (Stan’s Return)


13. (30/09/1995)
As nossas queridas e maduras resolvem oferecer um jantar a um grupo de amigos. Para o efeito, a D. Aparecida cozinha uma refeição fantástica, e todos ficam satisfeitíssimos com o repasto. O problema é que a confeção do jantar deixou a pobre senhora de tal modo cansada e indisposta que é preciso chamar um médico para a observar.

Adaptação do episódio 10. Heart Attack

Nota: apenas dispomos dos resumos da 1.ª série.

Queridas e Maduras é baseada na série americana de grande sucesso The Golden Girls, que entre nós ficou conhecida como Sarilhos com Elas.

Segue-se um paralelo entre as protagonistas de ambas as produções:

Foram produzidas duas séries de 13 episódios, uma exibida no verão de 1995 e outra no mesmo período de 1996.

Henrique Viana, que assegurou a direção de atores, fez uma participação especial no primeiro episódio.

A RTP já não é detentora dos direitos de exibição e, por este motivo, a série nunca passou na RTP Memória.

Partilhar:

Queridas e Maduras