1. Vai nascer um menino (14/10/1988)
Isabel comunica à família que vai ser mãe. Esmeralda fica exultante, enquanto Beto, não dando muita importância ao facto, procura transparecer uma grande comoção. Já o seu marido, Fernando, está mais preocupado com um concurso de Económicas e Financeiras e mostra-se completamente indiferente à notícia, provocando uma crise familiar no 7.º direito…
2. Ciúmes no segundo direito (21/10/1988)
No segundo andar, desenrola-se uma violenta briga entre o arquiteto Luís Tavares e Laura. Trata-se de uma cena de ciúmes, que origina a saída de casa de Luís. Laura pede ajuda a Alberto e conta-lhe o sucedido. Luís surpreende esse encontro e volta a discutir asperamente, desta vez com Alberto. Mas tudo se arranja, e uma vez esclarecida a questão, a tranquilidade instala-se de novo.
Artista convidada:
Cristina Homem de Mello – Violeta
3. A volta ao mundo em 80 segundos (28/10/1988)
Toda a família do 7.º direito assiste na televisão ao concurso A Volta ao Mundo em 80 Segundos, cujo primeiro prémio é uma viagem ao Japão. Alberto é escolhido à sorte para participar no concurso, onde só tem de responder a algumas perguntas. É hora da festa: Alberto ganha o prémio cobiçado.
Artistas convidados:
Luís F. dos Santos – Tanaka Nara
Noémia Costa – Celeste
Vítor de Sousa – Fialho Cruz
4. A parabólica (04/11/1988)
Os condóminos preparam-se para efetuarem uma reunião com o motivo da votação da compra de uma antena parabólica para o prédio. Na reunião, Sequeira e Beto trocam ideias sobre legislação, quando são interrompidos pela chegada dos restantes condóminos e do técnico das antenas.
Artistas convidados:
Alda Pinto – Eulália
Branco Alves – Nabais
Henrique Santos – Sequeira
Noémia Costa – Celeste
Rui Luís – Romão
5. O jarrão chinês (11/11/1988)
A viagem do arquiteto Luís Tavares é motivo para uma acesa discussão. Entretanto, Laura intercepta uma carta dirigida ao marido. Após uma leitura atenta, Laura não tem dúvidas em acreditar que o marido tem uma aventura extraconjugal. Furiosa, assim que o apanha a jeito, golpeia-o sem dó na cabeça, com um jarrão chinês. Luís desmaia e Laura sai de casa, mas, no final, tudo se esclarece mais uma vez…
Artista convidado:
Nicolau Breyner – Lazameta
6. O baile de máscaras (21/11/1988)
A notícia de um próximo baile de máscaras na Faculdade de Belas Artes põe toda a gente em alvoroço. O arquiteto Luís Tavares convida amigos e vizinhos para assistirem à festa. Beto e Fernando não gostam da ideia, mas Esmeralda e Isabel acolhem-na com entusiasmo. É terça-feira gorda. Os fatos para o baile levam tempo a preparar: Napoleão, Andaluza, Pierrot, Havaiana, Mefistófeles…
Artistas convidados:
António Anjos – Dr. Romeira
Noémia Costa – Celeste
7. Um sonho teleguiado (28/11/1988)
Esmeralda vai deitar-se e Beto fica sozinho na sala a ver um programa sobre os Descobrimentos. Quando se vai deitar, Beto tem um sonho com índios. Mas será ou não um sonho?
Artistas convidados:
Lena Coelho – Raio de Luar
Manuel Arouca
Nuno Melo – Ronco de Trovão
José Ataíde (voz)
8. A noite de Natal (05/12/1988)
Fazem-se os preparativos para a noite de Natal. Sentam-se 13 pessoas à mesa mas Esmeralda, supersticiosa, não permite que jantem todos juntos. Alberto sai para a rua à procura de alguém com quem passar um bocado e encontra um homem e uma prostituta.
Artistas convidados:
Linda Silva – Maria do Céu
Manuel Castro e Silva – homem
Maria Alberta – Tia Andresa
Noémia Costa – Celeste
Salvador Lucena – Necas
Zé de Carvalho – Clemente
9. A tragédia grega (12/12/1988)
Os habitantes do prédio ensaiam uma tragédia grega intitulada Os Filhos de Agamemnon, cuja representação reverterá a favor das classes mais desfavorecidas. Beto é unanimemente eleito encenador, mas fica com os cabelos em pé assim que começam os ensaios…
Artistas convidados:
Alda Pinto – Eulália
António Anjos – Dr. Romeira
Carlos Areia – Rui
Francisco Brás – guarda
Mário Sargedas – Padre Carvalho
Noémia Costa – Celeste
10. Precisa-se empregada doméstica (19/12/1988)
Vem uma empregada doméstica nova para o 7.º direito. Chama-se Milú. Rufina fala com ela sobre Alberto e Esmeralda. Estes trocam impressões acerca do ordenado de Celeste. Celeste é avisada por Rufina de que os patrões vão admitir nova empregada. Rufina fala com Milú, enganando-a.
Artistas convidados:
Cristina Oliveira – Milú
Noémia Costa – Celeste
11. Está um homem a dormir cá em casa (26/12/1988)
Ernesto Talião diz a Celeste que tem urgência em falar com Fernando. Talião adormece no escritório à espera. Esmeralda e Alberto chegam a casa e vão deitar-se. Isabel, sem conseguir dormir, passeia-se pela casa e encontra Talião a dormir no escritório. Gera-se a confusão.
Artistas convidados:
Carlos Miguel – Ernesto Talião
Noémia Costa – Celeste
12. A pitonisa do 5.º esquerdo (02/01/1989)
Alberto chega a casa e diz que perdeu a carteira. Esmeralda telefona a D. Eulália, cartomante, a fim de consultar as cartas e, dessa forma, descobrir a carteira. Esmeralda convence Beto a ir ao 2.º direito, onde D. Eulália e Laura deitam as cartas. D. Eulália adivinha tudo o que se passou com Beto, deixando-o fascinado. Assim, também o cético Luís Tavares é levado a consultar as cartas, e D. Eulália volta a acertar.
Artista convidada:
Alda Pinto – Eulália
13. Frente a frente (09/01/1989)
Esmeralda e Isabel conversam entusiasmadas sobre Alberto, que foi escolhido para fazer um debate na TV. Alberto pensa no que irá dizer e parte para o debate, conseguindo um enorme sucesso. Essa conquista irá ser motivo de comemoração em família.
Artistas convidados:
Luís Esparteiro – António Figueiredo de Melo
Jorge Sousa Costa – António Feijões
Noémia Costa – Celeste
14. Encontros do 3.º degrau (16/01/1989)
Todos saem do prédio e só Fernando fica. Dadá, ao vê-lo, segue-o e prepara-lhe uma armadilha, desmaiando. Mosca, companheiro de Dadá, aguarda a sua senha para atacar. Dadá faz-se íntima de Fernando, chegando Beto a julgar que eles são amantes.
Artistas convidados:
Carlos Areia – Rui
Maria das Graças – Dadá
Noémia Costa – Celeste
Tozé Martinho – Mosca
15. Os soluços (23/01/1989)
Fernando é tomado de uma violenta crise de soluços que o sacode em todos os sentidos. Esmeralda e Celeste afadigam-se a tentar ajudá-lo, acabando por lhe dar um copo de água com açúcar. Beto, pelo seu lado, torce-se com dores de estômago, pelo que Isabel vai à farmácia buscar um remédio passível de aliviar o tormento do desgraçado. Fernando, entretanto, continua a “soluçar”.
Artistas convidados:
Manuela Marle – Gabriela
Noémia Costa – Celeste
16. A jóia da coroa (30/01/1989)
Quando chega Coralina, que traz jóias para vender, as mulheres lançam-se a ela sofregamente. Ao ver Beto, Coralina reconhece-o e recorda que em tempos tiveram um romance. Coralina tem agora um filho e Beto interroga-se se será ou não o pai da criança. Para saber a verdade, tenta falar com o motorista de Coralina.
Artistas convidados:
Carmen Mendes – Coralina
Cristina Homem de Mello – Violeta
Luís Mata – Clemente
17. O cinto de castidade (06/02/1989)
Celeste aproveita a ausência dos patrões, veste a roupa de Esmeralda e convida o sobrinho de Rufina a ir lá a casa. Quando estão os dois a namorar, chegam Beto e Esmeralda, que ficam furiosos. Para solucionar a situação, chamam o pai dela e resolvem despedi-la.
Artistas convidados:
Carlos Areia – Rui
Carlos Coelho – Carrazeda da Fruta
Noémia Costa – Celeste
18. Um morto muito pálido (13/02/1989)
Reina a agitação em torno do clã do 7.º direito. Em causa está uma história muito especial que envolve um morto muito pálido. É esse, aliás, o título deste episódio, que põe todos de cabeça à roda, pois o caso não é para menos.
Artistas convidados:
Carlos Alfaiate – assaltante 2
Licínio França – assaltante 3
Noémia Costa – Celeste
Rui de Sá – assaltante 1