Sindbad

Título original:
アラビアンナイト シンドバットの冒険
Arabian Naitsu Shinbaddo No Bōken

Exibição:
15/01/1991 – 12/11/1991 (RTP 2)

Número de episódios:
42

Produção:
Nippon Animation (1975)

Versão portuguesa

Tradução:
Cláudia Cadima

Som:
João Vidal

Vozes:
Carmen Santos – Shiela / Tabasa
Cláudia Cadima – Hassan / Sereia
Filipe Crawford
João Perry
Joel Constantino – Dchinn
Jorge Sequerra – Ara
José Gomes
Luís Lucas – Ali Babá
Luísa Cruz – Sindbad
Margarida Rosa Rodrigues

Direção:
João Perry

Canção (direção e adaptação):
Paulo de Carvalho

Produtor:
Luís Martins

Baseada nos famosos contos de As Mil e Uma Noites, esta história tem lugar há mais de 1200 anos. O herói da história é o travesso Sindbad, um rapaz curioso que, certa noite, entra no palácio real para assistir às performances acrobáticas e descobre que um mundo inteiro o espera para além de Bagdade.

Ao ouvir os relatos das viagens do seu tio, o Capitão Ali, Sindbad decide tornar-se um marinheiro e viajar pelo mundo. Deixando um bilhete para o pai, o jovem embarca no navio do Capitão Ali e parte para a grande aventura da sua vida. A acompanhá-lo, estarão uma ave falante chamada Shiela, o jovem Ali Babá e o velho Ara.

Sindbad
Nascido em Bagdade, é um jovem sedento de descoberta e de aventura. Deseja ser um grande mercador e conhecer o mundo inteiro.

Shiela
É uma ave tagarela, apresentada a Sindbad pelo seu tio Ali e que o acompanhará nas suas viagens. Na realidade, era uma princesa que foi transformada em pássaro por um poderoso feiticeiro. Contudo, está impedida de falar sobre esse encantamento, pois, se o fizer, ele durará para sempre.

Ali Babá
Quando conhece Sindbad, faz parte da quadrilha de Ali Babá I. Convencido pelo jovem a mudar de vida, passa a acompanhá-lo nas suas aventuras.

Ara
Velho sábio que, simpatizando com Sindbad, se junta também à sua jornada. Esconde um importante segredo acerca do seu passado.

Dchinn
Feiticeiro cruel, arqui-inimigo de Sindbad, com quem se defronta em diversas ocasiões.

Balba
Irmão de Dchinn. Foi o responsável pelo feitiço que transformou Shiela em pássaro. Tenta raptar a princesa Schalm, com quem tem a pretensão de se casar.

Tabasa
Velha feiticeira, avó de Dchinn e Balba. Tem um ódio de estimação por Sindbad, desde que, fortuitamente, ele se apossou do seu tapete voador.

Sereia
Depois de ser “pescada” e salva por Sindbad, torna-se uma espécie de sua protetora, ajudando-o em algumas circunstâncias.

Hassan
Melhor amigo de Sindbad. É de uma família pobre e, para ajudar a mãe e os três irmãos mais novos, vende cântaros de água pelas ruas de Bagdade.

Pais de Sindbad
Preocupados com Sindbad, partem à sua procura, desaparecendo misteriosamente.

Capitão Ali
Tio de Sindbad. É o capitão de um grande barco, a bordo do qual Sindbad inicia a sua viagem pelo mundo.

Califa de Bagdade
É a figura soberana da cidade de Bagdade. Escuta com grande interesse as histórias das viagens de Sindbad.

Princesa Schalm
Filha do califa de Bagdade.

Suleika
Na ausência dos pais de Sindbad, é quem o hospeda a ele e aos seus amigos, sempre que passam por Bagdade.

Ali Babá I
Chefe da famosa quadrilha de 40 ladrões, da qual o jovem Ali Babá faz parte antes de se juntar a Sindbad.

1. Uma aventura no palácio
Sindbad e o seu melhor amigo, Hassan, infiltram-se no palácio para assistir às exibições dos malabaristas. Contudo, são descobertos quando Sindbad, inadvertidamente, parte um valioso vaso. O sultão ameaça aplicar-lhe um castigo, mas acaba por perdoá-lo. No mesmo dia, Ali, o tio de Sindbad, chega de viagem. Sindbad, que quer viajar pelo mundo, embarca clandestinamente no seu barco.


2. Uma aventura na ilha flutuante
Sindbad é descoberto pela tripulação do barco. É demasiado tarde para voltar atrás, pelo que decidem levá-lo com eles. Shiela avista uma ilha flutuante que emergiu à superfície. Quando os marinheiros chegam à ilha, esta começa a mexer-se de forma violenta. Os marinheiros conseguem regressar à embarcação, mas Sindbad fica na ilha, que começa a ser deslocada por uma enorme baleia.


3. Uma aventura no desfiladeiro dos diamantes
Sindbad e Shiela, na ilha rochosa onde foram parar, descobrem o ovo de um pássaro gigante. Com o seu turbante, Sindbad prende-se à pata do pássaro e consegue ser levado para fora da ilha. O pássaro deixa-o num desfiladeiro onde encontra uma quantidade considerável de pedras preciosas. Mas o perigo continua à espreita: uma serpente gigante e uma águia rondam o local…


4. Uma aventura com o espírito corcunda
Sindbad e Shiela estão a bordo de um barco que os conduz de volta a Bagdade. Dois marinheiros aproximam-se da ilha dos pássaros gigantes, acabando por destruir o ovo. Furiosos, os pássaros atiram enormes pedras e o barco é destruído. Ao chegar a terra, Sindbad encontra um homem que lhe pede que o ajude a atravessar o rio. Quando descobre que se trata de um espírito corcunda, tenta livrar-se dele.


5. Uma aventura com as ondas infinitas
Sindbad e Shiela estão a bordo do navio do Capitão Faraddi, a caminho de Bagdade. Subitamente, ondas gigantes conduzem-nos até uma misteriosa ilha, que é de difícil acesso. Depois de escalarem rochas muito íngremes, chegam ao topo da ilha, onde encontram pedras preciosas e um rio que conduz a uma gruta escura. Sindbad constrói uma jangada e, corajosamente, entra na gruta…


6. Uma aventura na ilha de marfim
Sindbad regressa finalmente a Bagdade, mas fica dececionado ao tomar conhecimento de que os pais venderam todos os seus bens e partiram à sua procura. Sindbad decide imediatamente ir atrás deles. No caminho, o barco é atacado por piratas, que os vendem como escravos ao sultão da ilha do marfim. Para reconquistar a liberdade, Sindbad precisa de arranjar algum marfim…


7. Uma aventura com a pérola negra
Durante uma tempestade, Sindbad é atirado para fora do barco e arrastado pela corrente, acabando por ser salvo pela rede de um pescador. Este ajuda Sindbad na sua convalescença, e ele, apercebendo-se da sua precária condição financeira, decide ajudá-lo, aprendendo a pescar. Contudo, a sua rede apanha algo de inesperado: uma sereia…


8. Uma aventura com a sereia
Sindbad continua a pescar, para ajudar o seu amigo, o pescador Yudel. Um dia, volta a encontrar a sereia, e esta pede-lhe que lhe traga um cesto de frutas. Em troca, oferece-lhe um cesto cheio de diamantes. Sindbad e os seus amigos Yudel e Saleem são presos, acusados de terem roubado as pedras. Sindbad insiste na sua inocência, e o Rei ordena-lhe então que o leve até à sereia.


9. Uma aventura com o cavalo voador
Em Bagdade, Sindbad conhece o feiticeiro Balba, que se apresenta ao sultão com o seu cavalo voador de madeira. Balba deseja casar-se com a princesa Schalm, filha do sultão. Perante a recusa deste, sequestra-a e leva-a consigo no cavalo voador. Sindbad está determinado a encontrar e salvar a princesa, mas esta é novamente raptada, desta vez por um bando de ladrões.


10. Uma aventura na gruta dos diamantes
Fingindo ser tio de Hassan, o feiticeiro Dchinn pede-lhe que o ajude numa importante missão: entrar numa caverna situada no deserto e recuperar uma velha lâmpada que se encontra no seu interior. Quando entra na caverna, Hassan descobre uma quantidade absurda de diamantes e resolve levar alguns para a sua mãe, mas, fruto de um encantamento, fica preso ao chão. Conseguirá Sindbad salvar o amigo?


11. Uma aventura com o génio da lâmpada
Sindbad descobre que, no interior da lâmpada que ele e Hassan trouxeram da caverna, vive um génio que é capaz de satisfazer todos (ou quase todos) os seus desejos. Ao conhecer a princesa Scheherazade, Sindbad encanta-se e pede ao sultão, seu pai, que o deixe ser amigo dela. Em troca, o sultão exige que Sindbad leve até ele sete homens, cada um com sete pacotes, contendo sete diamantes cada. Com a ajuda do génio, Sindbad consegue esta proeza, mas, não satisfeito, o sultão faz ainda mais exigências…


12. Uma aventura com o palácio roubado
O terrível feiticeiro Dchinn apodera-se da lâmpada mágica de Sindbad e, com isso, consegue fazer com que o génio leve o palácio para longe, com a princesa Scheherazade no seu interior. Sindbad pede ajuda a outro génio, o do anel, e descobre o paradeiro do palácio. Porém, para salvar a princesa, terá de se debater com Dchinn e com o seu irmão Balba.


13. Uma aventura com Ali Babá
Uma tempestade de areia coloca Sindbad no alto de um coqueiro. Quem o auxilia é o jovem Ali Babá, que se apresenta como membro de um bando de ladrões. Como Sindbad não tem nada para lhe dar, Ali Babá obriga-o a trabalhar para ele. A sua primeira missão será ajudá-lo a roubar o sultão de Bassa, que Sindbad sabe tratar-se de um homem generoso. Conseguirá o rapaz demover Ali Babá de tal propósito?


14. Uma aventura na ilha dos cocos
Chegados a uma ilha, Sindbad e Shiela conhecem o velho comerciante Kiddim. Este é obrigado a entregar todos os cocos que consegue ao sultão, com quem tem uma dívida. Sindbad ajuda Kiddim a driblar os macacos que estão no topo dos coqueiros e que não os deixam subir. As coisas parecem estar bem encaminhadas, mas, subitamente, surge uma ameaçadora serpente de duas cabeças…


15. Uma aventura com as histórias que fazem chorar
No deserto, Sindbad conhece Towad, um contador de histórias. Entretanto, uma tempestade de areia aproxima-se deles: trata-se do génio do deserto, que deseja ouvir histórias tristes. Towad conta uma história que permite ao génio apagar um dos fogos que tem sobre si. Mas o génio não fica satisfeito e promete voltar no dia a seguir, para ouvir uma nova história e apagar os restantes fogos.


16. Uma aventura com o gigante grande e o gigante pequeno
Sindbad e Shiela chegam ao rio Nilo. Para prosseguirem viagem, precisam de um barco, mas, estranhamente, não arranjam nenhum. Sindbad conhece um velho chamado Ara, que está a tentar resgatar um camelo que ficou preso numa ilhota e que precisa de ser alimentado. Ara revela a Sindbad que foi o Rei dos Crocodilos que tomou para si todos os barcos; o jovem, corajoso, vai tentar reavê-los.


17. Uma aventura com o icebergue e a baleia
Sindbad regressa novamente a Bagdade, mas desilude-se quando se apercebe de que a cidade foi tomada por uma seca extrema. O rapaz, então, tem uma ideia: trazer até Bagdade um grande icebergue, que permita abastecer a população de água. Para levar a cabo este intrincado plano, Sindbad contará com a ajuda da sereia e de uma baleia.


18. Uma aventura com os 40 ladrões
Em honra de Sindbad, o sultão dá uma grande festa no palácio. Enquanto isso, Ali Babá I e os 40 ladrões saqueiam a cidade. O “nosso” Ali Babá é preso, acusado de fazer parte da quadrilha, mas consegue evadir-se. Ele, Sindbad e Shiela encontram o esconderijo dos ladrões, mas não conseguem descobrir quais são as palavras mágicas que dão acesso à entrada…


19. Uma aventura com os 40 jarros
Depois de muito pensar, Sindbad consegue recordar-se das palavras mágicas – Abre-te, sésamo. Com a ajuda dos carros de um mercador, Sindbad e Ali Babá retiram da gruta a totalidade dos tesouros roubados. Os 40 ladrões rapidamente se apercebem do sucedido e, seguindo-lhes as pegadas, chegam até à casa onde se encontram. Conseguirá Sindbad driblar os planos dos ladrões?


20. Uma aventura com o tapete voador
Sindbad distribui os tesouros pelos habitantes de Bagdade, restando apenas um tapete velho, que ninguém quer. Mas Sindbad descobre que o tapete voa! A feiticeira Tabasa, que observa tudo, reconhece o tapete como sendo seu e decide recuperá-lo, levando Shiela como refém. Sindbad e Ali Babá, usando o cavalo de madeira voador, tentam resgatar a amiga.


21. Uma aventura na ilha dos liliputianos
Sindbad, Ali Babá, Shiela e Ara embarcaram para uma nova aventura. No barco, uma discussão, motivada pela atitude do capitão face a uma grande tempestade, faz com que sejam atirados ao mar pela tripulação. Quando acordam, numa ilha, percebem que foram feitos prisioneiros por liliputianos. O esperto rei liliputiano, Buluru, faz deles escravos.


22. Uma aventura com Burulu e Buluru
Depois de conseguir escapar, Ali Babá é feito prisioneiro por outro rei liliputiano, Burulu. Este está em guerra com Buluru, pois ambos desejam ficar com o território um do outro. Jamal e Halscha, filhos de Buluru e Burulu, respetivamente, estão apaixonados, mas os pais não aprovam tal relacionamento. Sindbad pensa ter descoberto como fazê-los mudar de ideias…


23. Uma aventura com o génio das águas
Sindbad, em pleno deserto, enfrenta fortes tempestades de areia. Fraco e morto de sede, é ajudado por uma vendedora de água que o leva até à sua cidade. Ali, Sindbad apercebe-se de que a senhora luta com dificuldade para sustentar os seus filhos, e ela conta que já não pode dar-lhes de comer como gostaria, porque o génio das águas fez desaparecer todo o peixe. Sindbad, então, promete ajudá-la.


24. Uma aventura com o rei triste
Depois de ter ajudado a população a enfrentar o génio da água, Sindbad é agraciado com uma festa em sua honra. Todos celebram alegremente, com exceção do rei, que está triste e desmotivado com a vida que leva. Sindbad tenta animá-lo, contando-lhe algumas das suas mais fascinantes aventuras.


25. Uma aventura na ilha das Amazonas
Sindbad e Ali Babá são feitos prisioneiros na ilha das Amazonas. Manal, a filha da Rainha, é exímia a montar cavalos, mas Ali Babá mostra que, com o uso de uma sela, consegue ser ainda melhor. A Rainha propõe a Ali Babá que ele se case com Manal, mas, ante a recusa dele, ordena que ele seja atirado para um poço guardado por um polvo gigante, de onde nunca conseguirá sair…


26. Uma aventura na ilha dos abutres
Assim que chega a Bagdade, Sindbad parte para uma nova aventura. O barco onde viaja é apanhado por uma violenta tempestade e fica completamente destruído. Os sobreviventes, um grupo de mercadores, conseguem chegar a uma ilha, onde são mantidos em cativeiro. Enquanto todos se deliciam com as iguarias que lhes são oferecidas, Sindbad desconfia de tanta abastança…


27. Uma aventura com o pequeno mamute
Ali Babá não consegue acreditar na história que Sindbad conta, de quando ele e Ara conheceram homens das cavernas que viviam com mamutes. Por obra do destino, Sindbad reencontra o jovem Poco, com o seu pequeno mamute Mufti. Este envolve-se numa luta com um rinoceronte e fica gravemente ferido, e a única forma de o salvar é conduzi-lo a umas lendárias pirâmides…


28. Uma aventura nas pirâmides misteriosas
Sindbad e os seus amigos viajam rumo às três pirâmides misteriosas, cuja força poderá ajudar a curar o mamute Mufti. Depois de ultrapassarem alguns obstáculos, conseguem fazer Mufti entrar numa das pirâmides. O interior das pirâmides está repleto de tesouros inimagináveis. Subitamente, aparecem os ladrões de Ali Babá, que tentam roubá-los, mas vão ver-se metidos em apuros…


29. Uma aventura no país invisível
Sindbad e os seus amigos Ali Babá, Shiela e Ara passam a noite num oásis. Quando acordam, deparam-se com um sumptuoso castelo que, antes, não estava ali, e descobrem que se trata de um país que apenas aparece uma vez a cada cem anos. Ali Babá apaixona-se pela princesa, filha do sultão, e pretende casar-se com ela. Contudo, se isso acontecer, terá de viver para sempre no castelo…


30. Uma aventura com o grande dragão azul
Sindbad e os seus amigos ajudam um tocador de flauta a procurar o seu irmão gémeo, que se encontra desaparecido. Quando encontram o suposto irmão, este diz ter sido picado por uma cobra e, para o salvar, serão necessárias algumas ervas medicinais. Ara desaparece enquanto procura as ditas ervas e, entretanto, Sindbad descobre que foi vítima de uma armadilha de Dchinn.


31. Uma aventura na fortaleza dos abutres
Em pleno deserto, Ara e Ali Babá são levados por um grupo de encapuzados, acusados de terem perturbado os abutres que ali se encontram. Procurando seguir a pista dos amigos, Sindbad e Shiela chegam a um castelo abandonado, onde encontram um homem cego que lhes conta a história do local. Shiela fica visivelmente abalada, e Sindbad toma conhecimento do seu segredo.


32. Uma aventura com o pássaro gigante
Ainda na cidade onde todos os poços secaram há dois anos, Sindbad e os amigos não desistem e começam a cavar até conseguirem devolver a água aos habitantes. Com a missão cumprida, iniciam a jornada de regresso a Bagdade. No caminho, encontram o ninho de um pássaro gigante e, ao aproximarem-se da sua cria, são atacados.


33. Uma aventura com a menina das estrelas
No seu caminho para Bagdade, Sindbad e os seus amigos vêem cair do céu a jovem Estrelinha, “a menina das estrelas”, que foi expulsa da sua estrela por ter ciúmes do seu irmão mais novo. Sindbad leva-a com eles para Bagdade, mas, logo no primeiro dia, ela cria algum tumulto ao roubar a flauta de um encantador de serpentes, que Ara julga reconhecer…


34. Uma aventura com o peixe dourado
Sindbad e os seus amigos embarcam novamente, mas o capitão do navio aprisiona-os e revela que pretende vendê-los como escravos. Quando conseguem libertar-se, o barco é atacado por um gigante peixe dourado. Sindbad e os amigos escapam e são ajudados pela sereia. Esta revela que se escondeu numa pequena ilha, juntamente com as outras sereias, precisamente para fugir do dito peixe.


35. Uma aventura com a coroa roubada
Sindbad e os seus amigos chegam a uma cidade e são imediatamente presos, acusados de terem roubado a coroa de ouro do sultão. Para se libertarem, tentam descobrir pistas que os levem à coroa desaparecida e preparam uma armadilha para o verdadeiro ladrão, que descobrem ser o filho do sultão…


36. Uma aventura com a carta de paz
Sindbad e os seus amigos são novamente capturados assim que entram numa cidade, desta vez acusados de tentarem roubar diamantes. Ao saber que são de Bagdade, o rei negro apenas aceita libertá-los na condição de, no prazo de sete dias, obterem uma carta de paz do califa daquela cidade. Ali Babá põe-se imediatamente a caminho e não mede esforços para cumprir o prazo.


37. Uma aventura com o cavalo de pedra
Sindbad e os seus amigos chegam a uma povoação que vive aterrorizada por um génio que todas as noites aparece para os atormentar. Sindbad e Ali Babá descobrem que se trata de um cavalo alado sem cabeça que se encontra numas ruínas próximas. Quando encontram a cabeça enterrada e a devolvem à estátua, descobrem que se trata de um génio maligno…


38. Uma aventura com o rei temível
Ali Babá sente fortes dores de barriga. Quando tentam levá-lo a uma cidade para que seja assistido, Sindbad e os seus companheiros são informados de que não podem entrar, pois o sultão não permite a presença de mais do que 30 forasteiros. Uma jovem, alegadamente filha de um médico, oferece-se para fazer Ali Babá entrar como seu convidado. Trata-se, contudo, de mais um plano da feiticeira Tabasa, que pretende usar Ali Babá para destronar o sultão…


39. Uma aventura na torre dos feiticeiros
Os feiticeiros Tabasa, Dchinn e Balba traçam um novo plano: conseguem raptar Shiela, que usam como chamariz para atrair Sindbad, Ali Babá e Ara a uma estranha torre. Shiela é resgatada e, com a ajuda dos seus pais – transformados em águias-reais –, regressa à forma humana. Mas Balba não desiste e reaparece em forma de génio…


40. Uma aventura com o sequestro
Sindbad, Ali Babá, Ara e Shiela regressam a Bagdade e contam ao sultão a história da transformação da Shiela. A princesa Schalm convida Shiela a ser sua irmã e a viver com eles no palácio. Enquanto isso, Tabasa procura novos aliados para destruir Sindbad. Os três irmãos Milutschi aceitam o desafio e, disfarçados de Sindbad, Ali Babá e Ara, invadem o palácio e sequestram a princesa Schalm, acreditando tratar-se de Shiela…


41. Uma aventura com os irmãos Milutschi
Os irmãos Milutschi levam até Tabasa a princesa Schalm, que, confundida com Shiela, foi raptada por engano. Assim que prevê a chegada de Sindbad, que tentará resgatar a princesa, Tabasa prepara-lhe uma nova armadilha, com a ajuda dos irmãos Milutschi e de uma centena de feiticeiros.


42. Uma aventura com o espírito da lama
Tabasa não desistiu de se vingar de Sindbad. Este e Ali Babá tentam descobrir o paradeiro da velha feiticeira e salvar as pessoas que foram alvo dos feitiços dela e dos seus netos. Com a ajuda de vários amigos, conseguem encontrá-la no esconderijo do Feiticeiro Azul. Trava-se então um grande e decisivo duelo…

Sindbad é uma série de animação produzida pela Nippon Animation em 1975.

Em Portugal, foi exibida às terças-feiras, na RTP 2, no espaço Recreio do 2.

Foi adquirida a versão exibida na Alemanha em 1978/1979, que tem menos 10 episódios que a original. Segundo consta, o objetivo desta reedição foi a supressão de cenas consideradas demasiado violentas.

O argumento da série é baseado em As Mil e Uma Noites, uma coleção de histórias do Médio Oriente e do Sul da Ásia, compiladas em língua árabe a partir do século IX, que se tornou mundialmente conhecida.

É curioso notar que algumas das mais famosas histórias das Mil e Uma Noites – nomeadamente Aladino e a Lâmpada MágicaAli Babá e os 40 Ladrões e As Sete Viagens de Sindbad, o Marinheiro – não se encontram nos manuscritos árabes, sendo defendido por historiadores que as mesmas foram incluídas na obra por tradutores europeus, como o francês Antoine Galland ou o britânico Richard Burton.

Para fazer a voz de Shiela, foi aplicado um efeito sonoro à voz da atriz Carmen Santos.

A música da versão germânica foi da autoria de Christian Bruhn, também responsável pela banda sonora de Alice no País das Maravilhas.

Esta banda sonora foi lançada em CD em 2004.

Em 2019, houve um relançamento da mesma em LP.

O tema português do genérico foi adaptado, por Paulo de Carvalho, do original alemão, interpretado pelo duo Honey B.

Na Alemanha, aquando da primeira exibição, foi lançada uma caderneta de cromos.

Partilhar:

Sindbad