Sport Billy

Exibição:
03/07/1982 – 15/01/1983 (RTP 1)

Número de episódios:
26

Produtores executivos:
Lou Scheimer
Norm Prescott

Produção:
Filmation (1979)

Versão portuguesa

Vozes:
Rui Mendes – Sport Billy
Ermelinda Duarte – Vanda
Irene Cruz
Maria Emília Correia

Oriundo do planeta Olimpo – um planeta gémeo da Terra, mas situado do outro lado do Sol –, Sport Billy é enviado à Terra com a missão de travar a ação de Vanda, uma rainha diabólica que detesta desporto e a forma como este entretém os seres humanos.

Sport Billy
Vanda

Vanda tem um poderoso computador que lhe transmite todas as informações acerca dos vários desportos. Assim, a sua estratégia é enviar o seu escudeiro Sipe à época em que o desporto foi inventado, apagando-o da História ou modificando as suas regras, tentando acabar com o desportivismo.

Munido de um super-saco que contém toda a espécie de ferramentas, utensílios e engenhocas, Billy conta com o auxílio da sua amiga Lilly e do cão Willy. O trio desloca-se numa nave em formato de despertador que também permite viajar no tempo, possibilitando assim fazer frente às investidas de Vanda.

A nave de Sport Billy
Billy, Lilly e Willy

O super-saco é tão pequeno que cabe no bolso de Billy. Contudo, quando de lá retira a engenhoca que pretende utilizar, esta instantaneamente toma o seu tamanho normal.

O super-saco

Billy
Jovem oriundo do planeta Olimpo, é enviado à Terra pelo presidente Sportikus, a fim de lutar pela limpeza e correção no desporto. Carrega sempre um super-saco, que contém tudo o que precisa par lutar contra os seus adversários.

Lilly
É a mais entusiasta amiga e admiradora de Sport Billy. Acompanha-o nas suas missões e, sempre que pode, dá-lhe a sua ajuda, modesta mas eficaz.

Willy
Simpático cachorro, mascote de Lilly e também um fiel amigo de Sport Billy. À sua maneira, também ele colabora com os nossos amigos.

Sportikus
Presidente do planeta Olimpo. Grande apreciador de eventos desportivos, envia Sport Billy à Terra, com o objetivo de preservar o desportivismo e lutar contra a violência e o vandalismo no desporto.

Pandusa
Primeira-dama do planeta Olimpo.

Vanda
É a malvada rainha do planeta Vandaluzia e cabecilha dos Vândalos. Ela e os seus esbirros, que Sport Billy tem de enfrentar permanentemente, são partidários ferozes do jogo sujo, da batota e da falta de desportivismo em todas as modalidades.

Sipe
É o braço-direito, pouco expedito, de “Sua Crueldade” Vanda, de quem morre de medo.

Louro
Papagaio de estimação que disputa com Sipe a preferência de Vanda.

1. Joust in Time


2. Trouble in Tokyo


3. Mexican Holiday


4. Return to Olympus


5. Chinese Puzzle


6. Teamwork


7. Bad Weather Blues


8. A Voice in the Wilderness


9. Wheel of Fortune


10. Hyde and Seek


11. Power of the Omnisac


12. A Race in Space


13. Trial by Fire


14. The Great Texas Hole in One


15. Arabian Knights and Days


16. Mixed Doubles


17. Viking for a Day


18. Monster from the Loch


19. Mystery of the Russian Cave


20. Rah! Rah! Billy!


21. Peril in Peru


22. Athenian Adventure


23. Pure Luck


24. Taj Mahal Mystery


25. Australian Adventure


26. A Tale of Two Billies

Apesar de ter surgido na Europa, foi nos Estados Unidos que, em 1980, a figura de Sport Billy deu origem a esta série animada, com a chancela da Filmation (produtora conhecida sobretudo pelas séries He-Man e os Donos do Universo e She-Ra, entre outras).

Em 1982, aquando do Mundial de Futebol de Espanha, Sport Billy foi adotado pela FIFA como a sua mascote do fair play.

O primeiro episódio passava-se precisamente em Espanha, durante a realização do evento.

A série estreou na RTP a 03/07/1982, cerca de uma semana antes do final do campeonato. Foi exibida aos sábados, inicialmente às 19:30 e, a partir de outubro, às 14:00.

Sport Billy tinha uma componente didática, dando a conhecer a origem de vários desportos e promovendo, ao mesmo tempo, o desportivismo.

Durante cerca de um ano, foi editada, pela Editorial Notícias, uma revista quinzenal de banda desenhada, mais tarde encadernada em quatro volumes.

A Disvenda lançou, também, várias publicações:

– Uma caderneta de cromos com a história de 3 episódios;

– Uma caderneta com autocolantes representativos de várias modalidades desportivas;

– Mini-livros;

– Livros de pintar.

No final de cada episódio, era mostrado um resumo, ao som de uma canção.

As versões portuguesas destas canções foram editadas em LP.

SPORT-BILLY SALVADOR
A CHEGADA DE SPORT BILLY
CANÇÃO DE LILI
SPORT-BILLY
SPORT-BILLY É
SPORT-BILLY PROTECTOR
LÁ VAI SPORT-BILLY
SPORT-BILLY (Instrumental)

A série foi reposta entre fevereiro e agosto de 1986, novamente aos sábados à tarde. Contudo, ao contrário do que acontecera em 1982, foi exibida a versão original, legendada.

Nesta ocasião, aproveitando a realização do Mundial do México, a Impala produziu uma coleção de calendários do Sport Billy.

No verão de 1992, a série voltou a ser reposta, de segunda a sexta, por volta das 09:00, mais uma vez na versão original.

Até hoje, a característica mais lembrada da série é, sem dúvida, o Super-Saco, de onde Sport Billy tirava todo e qualquer acessório de que precisava, em formato de miniatura.

Partilhar:

Sport Billy