Tudo em Cima

Exibição:
18/10/1986 – 11/04/1987 (RTP 1)

Número de capítulos:
25

Produção:
Rede Manchete (1985)

Minissérie de:
Bráulio Pedroso
Geraldo Carneiro

Direção:
Ary Coslov

Num dia ensolarado, aparentemente calmo, dão à praia os corpos de Bergara Landi (Milton Rodrigues) e da sua mulher Myrian (Tereza Mascarenhas). Na noite anterior, o barco em que ambos viajavam explodira misteriosamente.

Wando (Paulo Castelli) é o médico legista que examina os corpos, sem prever que aí se inicia o seu envolvimento numa perigosa teia de intrigas. Evandro Senna (Ítalo Rossi), um advogado influente, tenta abafar o caso e promove a ascensão de Wando.

Deste modo, Wando começa a frequentar as rodas da alta sociedade carioca, cruzando o seu caminho com o de Lana Cardoso (Renata Sorrah), que se apaixona por ele; Robert Krauss (Leonardo Villar), dono de uma corretora que não mede esforços para se dar bem na vida; e Cyro Benetti (Paulo Villaça), um conceituado cirurgião plástico que se vê envolvido num estranho enredo.

Enquanto Wando parece ter sido comprado, o seu amigo Osvaldinho (Osmar Prado), investigador de polícia, conhece alguns pormenores obscuros do passado de Bergara Landi e resolve assumir as investigações por conta própria. A certa altura, tudo começa a apontar para que o suposto assassinato não tenha passado de uma encenação…

Tudo em Cima foi a primeira produção da Rede Manchete a ser adquirida pela RTP. Foi exibida aos sábados à tarde, integrada no programa ABZ, apresentado por Júlio Montenegro.

Artigo do jornal O Século na véspera da estreia (17/10/1986)

Em 1997, foi reposta de segunda a sexta, nas manhãs da RTP 1.

Os autores basearam-se em dois casos verídicos ocorridos no Brasil:

– O caso Baumgarten, em que o jornalista Alexandre Von Garten, envolvido com o SNI (Serviço Nacional de Informações), foi misteriosamente assassinado no barco com a sua mulher, em 1982.

– O caso de Hosmany Ramos, um cirurgião plástico do high society brasileiro, que em 1981 foi preso, acusado de contrabando de drogas e de dois assassinatos.

Partilhar:

Tudo em Cima