Vem Aí o Pai Natal

Exibição:
24/12/1987 (RTP 1)

Variações sobre um tema de:
O. Henry

Guião:
Artur Ramos

Diálogos:
Mário Zambujal

Música:
Paulo de Carvalho

Realização:
Artur Ramos

Elenco:
Canto e Castro – narrador
Filomena Gonçalves – Lena
Ávila Costa – Paulo
Guida Maria – Laura
José Gomes – Nunes
Carlos Melo – penhorista

Lena (Filomena Gonçalves) e Paulo (Ávila Costa) são um jovem casal que vive tempos de austeridade. Ela é uma entusiasta do cinema vídeo e ele, um melómano fanático do compact disc.

No dia em que completam seis meses de casados, depois do jantar, discutem sobre a forma como ocuparão o serão: vêem um filme ou ouvem um concerto de Beethoven?

Aproxima-se o Natal e, apesar da situação delicada em que vivem e de combinarem que não haverá prendas, tanto Lena como Paulo querem surpreender um ao outro. Mas, para isso, terão de abrir mão de alguma coisa…

Lena (Filomena Gonçalves) e Paulo (Ávila Costa)

Nunes (José Gomes) e Laura (Guida Maria)

Narrador / Pai Natal (Canto e Castro)

Especial exibido na noite da Consoada de 1987, por volta das 22:05.

Transposição para a atualidade de uma história de O. Henry, O Presente dos Reis Magos (The Gift of the Magi), cuja ação decorre em 1900.

Tal como no pequeno conto do escritor americano, relata-se o primeiro Natal em conjunto de um jovem casal sem dinheiro, mas decidido a retribuir prendas. Mas enquanto em O Presente dos Reis Magos, ela possuidora de um farto cabelo preto e ele detentor de um valioso relógio de estimação decidem, ela, por um lado, cortar o cabelo para assim poder comprar-lhe uma corrente para o relógio, e ele vender o seu relógio para lhe oferecer um bonito conjunto de pentes e travessas de tartaruga, já em Vem Aí o Pai Natal, a ação é transposta para os nossos dias, sendo localizada num núcleo tipo da sociedade portuguesa.

Gravada nas vésperas de Natal, esta produção captou o ambiente lisboeta da quadra nas cenas de exteriores (iluminações, montras, etc.), dando um tom que perpassou todo o trabalho, e que Artur Ramos classificou como “uma alfinetada à sociedade de consumo”, de alguma forma já presente em O. Henry, mas desta vez abordado de forma mais incisiva.

As cenas exteriores foram gravadas no Amoreiras Shopping Center.

Destaque para os temas originais de Paulo de Carvalho, encomendados expressamente para Vem Aí o Pai Natal, executados com a colaboração de Carlos Alberto Moniz e José Marinho.

Partilhar:

Vem Aí o Pai Natal