Verso e Reverso

Exibição:
19/09/1983 (RTP 2)

Argumento:
Luís de Pina

Produção:
Manuel Rosa Pires
Hélder Duarte

Realização:
Hélder Duarte

Elenco:
Eládio Clímaco – Eduardo
Maria Amélia Matta – Luísa
Carlos Veríssimo – Rui
Lídia Franco – Maria Adelaide
Fernanda Lapa – Patrícia
David Silva – Coronel Furtado
Couto Viana – Dr. Rosa
Clarice Belo – Tia
Adelaide João
Frederico Cheong
Isabel Ayres

Eduardo Silva de Andrade (Eládio Clímaco) é um engenheiro que venceu na vida e sempre esteve ligado à sua faceta mais material.

Eduardo

Durante um passeio pela margem sul, o (também) empresário e a sua namorada, Maria Adelaide (Lídia Franco), tomam contacto, por obra do acaso, com a sede de um Clube de Poetas. Eduardo quer, por força, ser admitido como sócio. Porém, Luísa (Maria Amélia Matta), a secretária, explica-lhe que, para pertencer ao clube, é necessário já ter escrito um livro de poesia, livro esse que terá de passar pelo crivo do exigente Conselho do Clube.

Eduardo toma, pela primeira vez, consciência de que a sua posição e o seu dinheiro não são tudo na vida e que, para ser poeta, é preciso bastante mais que um curso de engenharia. Decide então desafiar-se a si próprio e escrever o tal livro de poemas. Pede ajuda ao primo Rui (Carlos Veríssimo), que já editou, ele próprio, um pequeno livro. Rui deixa nas mãos de Eduardo vários livros de poesia moderna, bem como alguns apontamentos sobre o tema.

Rui e Eduardo

Obstinado, Eduardo tira quinze dias de férias para se dedicar à escrita, começando a descurar a sua relação com Maria Adelaide. Esta imersão no mundo da poesia leva-o a descobrir um outro Eduardo, rendido à sensibilidade e à beleza, que até então desconhecia existir.

Eduardo e Maria Adelaide

O primeiro livro é reprovado pelo Conselho, mas, com o apoio de Luísa – com quem desenvolveu fortes laços de afetividade –, Eduardo não desiste e faz uma segunda tentativa…

Eduardo e Luísa

Eduardo (Eládio Clímaco)

Luísa (Maria Amélia Matta)

Maria Adelaide (Lídia Franco)

Rui (Carlos Veríssimo)

Patrícia (Fernanda Lapa)

Coronel Furtado (David Silva)

Tia (Clarice Belo)

Dr. Rosa (Couto Viana)

Lina

Ana Paula

Alcino Saraiva

Primeiro trabalho da RTP no Departamento de Teledramáticos, Verso e Reverso foi rodado em 1979, chegando a merecer honras de capa na TV Guia.

Contudo, foi exibido apenas em 1983 (quatro anos após a sua conclusão), na rubrica Teatro no Mundo, na RTP 2.

O argumentista Luís de Pina teve a preocupação de que os diálogos dados aos atores fossem apenas uma indicação, tornando as filmagens criativas e permitindo, portanto, grande flexibilidade e imaginação por parte dos intervenientes. Procurou-se implementar uma nova forma de comunicação, apoiada na maneira como as pessoas falavam e não, como normalmente acontecia, em que os diálogos não correspondiam de forma nenhuma à realidade.

Eládio Clímaco, o protagonista, considerou este trabalho “extremamente positivo, porquanto nada no género se teria feito até então, pela RTP, em linguagem cinematográfica”.

O experiente apresentador da RTP avisou que a participação neste teledramático seria a “primeira e última experiência” deste género. A sua presença deu-se por vontade do realizador, Hélder Duarte: “Marcou um encontro comigo para falar sobre aquilo que eu julgava ser «mais um programa de televisão». Afinal, o objetivo era a minha participação nesta aventura, dando-me, ainda por cima, o papel principal”.

Eládio Clímaco com Maria Amélia Matta

Numa pontinha, no papel de uma aluna universitária, encontramos no filme Isabel Ayres, também locutora na época.

Isabel Ayres (à direita)

Outra participação curiosa a assinalar é a de Frederico Cheong, o “Chinês” de Duarte & C.ª, no papel de um desenhador.

Frederico Cheong

A fachada que representava a empresa de Eduardo pertencia ao edifício do antigo Banco Fonsecas & Burnay, sito na esquina entre a Rua Castilho e a Rua Barata Salgueiro, em Lisboa. O imóvel é, atualmente, ocupado pelo Banco Montepio.

Algumas cenas foram gravadas na Estufa Fria, simbolizando os jardins do Clube de Poetas.

Outras gravações de exteriores decorreram num jardim de uma casa no Restelo, numa instalação de computadores, numa piscina, na Faculdade de Letras de Lisboa, e, graças à ajuda de um helicóptero, sobre a Ponte 25 de Abril.

No que respeita a interiores, Verso e Reverso foi filmado numa antiga dependência anexa a um colégio, ao pé da Estrada da Torre, no Lumiar.

O telefilme encontra-se disponível para visualização no portal RTP Arquivos:

Parte I
Parte II
Parte III

Verso e Reverso